quarta-feira, 2 de junho de 2010

I Seminário de Prendas e Peões do CTG Erva-Mate

Acreditando na beleza de um sonho e na possibilidade de sua realização, o CTG Erva Mate estará realizando, no dia 05/06/2010, o Primeiro Seminário de Prendas e Peões, trazendo como tema: “Obstáculos de um sonho”. O evento inicia às 8h30min e acontecerá na Sede de nossa Entidade (Parque do Chimarrão – Venâncio Aires).

Esse momento tem como objetivo colaborar na formação e preparação de jovens para a participação em concursos e para isso a entidade estará recebendo tradicionalistas de todos os cantos do estado, entre eles Guilherme Nascimento Monte que em abril de 2010 participou do Entrevero Cultural de Peões, na Cidade de Tramandaí, e conquistou o título de Peão Destaque Campeiro do Rio Grande do Sul. Ele se considera um "gaúcho de apartamento" que não faz muito que ingressou no Movimento Tradicionalista Gaúcho e que também tinha medo da parte campeira do concurso, porém, percebeu que quando nos doamos pelos nossos objetivos e não medimos esforços pelo que acreditamos, superamos nossos próprios limites e alcançamos os nossos sonhos. Um "peão de apartamento" que não saiba nada da lida do campo pode sim se superar e virar um campeiro do Rio Grande.

Levando em conta sua trajetória no tradicionalismo e seu exemplo de luta, perseverança e superação, Guilherme será o responsável pela primeira atividade da manhã, às 9h, a palestra que traz como tema “Superando Limites na busca de um sonho”. Após a isso ocorrerá oficinas para as Prendas referentes às Mostras Folclóricas. Esse momento será orientado por Maria Cristina Dornelles (Professora e Coordenadora Cultural do CTG Erva Mate), que irá trabalhar com as Prendinhas brinquedos e brincadeiras tradicionais, Beatriz Colombelli (Coordenadora Cultural do CPF Terra de Um Povo e avaliadora), que irá trabalhar com as prendas mirins medicina caseira, suas crendices e superstições, e para as outras prendas presentes no evento, juvenis e adultas, o tema da oficina é culinária, que será ministrada por Suzana Isabel Neumann Wiebeling (tradicionalista e doceira). Enquanto isso, para os Peões acontecerá as oficinas tratando das Provas Campeiras. Ela será ministrada pelo Peão Farroupilha da 24ª RT, Diego Goethel do CPF Terra de Um Povo, e pelo Guri Farroupilha da 24ª RT, Fellipe Mayer do DTG Piazitos da Tradição e abordará encilha e provas campeiras de galpão: chimarrão, charque, churrasco e emalar.

Às 13h30min, será realizada uma Roda de Chimarrão com o tema “O importante num sonho não é a realização, mas a coragem de sonhá-lo”, que contará com a presença de ex Prendas e Peões Regionais que participaram da Fase Estadual da Ciranda de Prendas e do Entrevo de Peões e estarão compartilhando com todos as suas histórias, suas expectativas, seus medos, sua preparação, suas alegrias, e porque não, suas frustrações, durante sua caminhada em busca da realização do sonho maior de qualquer Prenda ou Peão, um título estadual.

Para encerrar o dia, um show de talento. Junto com Guilherme, Douglas Diehl Dias também faz parte da Gestão Estadual de Peões e Guris. Ele vem da 5ª RT, do PL Delfino Carvalho – Cachoeira do Sul. O atual Guri Destaque Artístico/Cultural do Rio Grande do Sul começou a declamar ainda muito pequeno, incentivado pelo pai, e já participou de muitos concurso nessa modalidade, inclusive da fase final do ENART de 2009. Douglas, cada vez que sobe num palco para interpretar uma poesia, sente que a paixão por esta arte aumenta cada vez mais, e por isso, será o responsável pela Oficina de Declamação.

O CTG Erva Mate aguarda todos os amigos tradicionalista sonhadores como nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário