quinta-feira, 22 de julho de 2010

Homenagem as Prendas do RS

Bruna, Júlia e Gabriela

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Giovani Cherini, aconteceu no dia 13 de julho, no Palácio Farroupilha em Porto Alegre, uma homenagem aos 40 anos da Ciranda Cultural de Prendas. O evento contou com a participação de autoridades tradicionalistas e do poder legislativo e executivo, assim como prendas estaduais de gestões anteriores. Três prendas encantadenses, pertencentes ao GAN Anita Garibaldi foram homenageadas por terem sido prendas do Rio Grande do Sul: Gabriela Tiecher - 1ª prenda mirim do RS 1997/98, Bruna Tiecher - 2ª prenda mirim do RS 2004/05 e Julia Gheno dos Santos - 2ª prenda mirim do RS 2007/08.

A Ciranda Cultural de Prendas, também conhecida como Concurso Estadual de Prendas, é promovida pelo MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho e tem como principal objetivo incentivar o estudo de nossa história, geografia e folclore, assim como o resgate de nossas tradições. As prendas participantes deste concurso demonstram suas habilidades, conhecimentos e desenvoltura em provas escrita, oral, artísticas, bem como em uma Mostra Folclórica. Também são avaliadas a simpatia, graça e o comportamento das candidatas.

O Concurso Estadual de Prendas foi instituído pelo 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em 1970, mas o primeiro concurso, conforme a regulamentação aprovada, só aconteceu a partir de 1972. O GAN Anita Garibaldi sente orgulho ao ver suas prendas sendo reconhecidas pelo trabalho prestado como Prenda do Rio Grande do Sul. Parabéns, prendas!

Prendas homenageadas

Um comentário:

  1. BEAUTIFUL DANCES PERFORMED BY ANITA GARIBALDI AND NICE YOUNG GROUP !!!
    MANY KISSES
    W INTERNATIONAL FESTIVAL OF FOLKLORE
    MARIANNA :-)

    ResponderExcluir