sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Estuda, tchê: Estrutura Organizacional do MTG

A estrutura organizacional do MTG está assim constituída:
ADMINISTRAÇÃO DO MTG:

1 - Órgãos normativos:
a) o Congresso Tradicionalista;
b) a Convenção Tradicionalista;

2 – Órgão eletivo:
a) Assembléia Geral Eletiva.

3 – Órgãos administrativos:
a) o Conselho Diretor,
b) a Junta Fiscal,
c) as Regiões Tradicionalistas.

4 – Órgãos de Assessoramento:
a) Conselho de Vaqueanos,
b) Comissão de Ética.

1 - Órgãos normativos são:
Congresso Tradicionalista: é a reunião em Assembléia Geral das Entidades filiadas ao MTG, que acontece anualmente no mês de janeiro. O Congresso Tradicionalista é convocado e instalado pelo Presidente do MTG, mas dirigido por Mesa própria, constituída na sessão preparatória, cuja função é coordenar os trabalhos do Congresso, estando constituída por um Presidente, um 1º Vice-Presidente, um 2º Vice-Presidente, um Secretário Geral e um Relator Geral.
O Congresso Tradicionalista tem, dentre outros, o objetivo de traçar diretrizes, rumos e princípios para o Movimento Tradicionalista Gaúcho, bem como reformular seu Estatuto. Toda a pessoa interessada é convidada a assistir.

Convenção Tradicionalista: é a reunião, em Assembléia Geral, integrada pelos membros do Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta Fiscal, Conselho Benemérito e Coordenadores Regionais. A Convenção Tradicionalista é instalado e presidido pelo Presidente do MTG e, dentre outras, tem a competência de aprovar, altear e reformular o Regulamento do MTG, Códigos e demais regulamentos. A Convenção acontece anualmente no mês de julho. Em 2002, será em Novo Hamburgo / 30ª RT.

2 – O órgão eletivo é:
Assembléia Geral Eletiva: que acontece anualmente no decorrer do Congresso Tradicionalista. Na ocasião, as Entidade Tradicionalista, através de seus representantes devidamente credenciados, se reúnem para procederem a eleição simultânea, de membros titulares do Conselho Diretor e Junta Fiscal. E seus respectivos suplentes.

3 – Os órgãos administrativos são:
Conselho Diretor: o MTG é administrado por um Conselho Diretor composto de trinta e três (33) membros efetivos e dezesseis, chamados Conselheiros, eleitos em Assembléia Geral eletiva realizada anualmente no Congresso Tradicionalista. O mandado do Conselheiro efetivo é de dois anos, os quais escolherão, dentre si, um Presidente, um Vice-Presidente Administrativo, um Vice-Presidente de Finanças, um Vice-Presidente de Cultura e um Vice- Presidente de Eventos, estes com mandato de um ano. Juntamente com os titulares, são eleitos dezesseis (16) suplentes, com um mandato de um (1) ano.
A eleição do Conselho Diretor acontece anualmente, em Assembléia Geral Eletiva, convocada pelo Presidente do MTG, no decorrer do Congresso Tradicionalista. Na ocasião, são eleitos trinta e dois (32) conselheiros, sendo dezesseis (16) nos anos ímpares e dezesseis nos anos pares.
Juntamente com os titulares, serão eleitos dezesseis suplentes, com um mandato de (1) ano, os quais serão chamados, pela ordem, no caso de impedimento ou vaga, para assumirem temporariamente ou definitivamente, as atribuições do cargo.
O Conselho Diretor é o órgão encarregado de estabelecer, orientar e comandar a administração executiva do MTG. O Presidente do Conselho Diretor é o Presidente do MTG. O presidente e os Vice-Presidentes do Conselho Diretor são reconhecidos como Presidente e Vice-Presidentes do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Diretoria do MTG, cujas atividades do Conselho Diretor são por eles dirigidas.

Junta Fiscal: eleita em Assembléia Geral Eletiva tem, dentre outras, a função de examinar bimestralmente, o movimento da tesouraria do MTG.

Regiões Tradicionalistas: são órgãos de descentralização territorial do MTG, sem personalidade jurídica, constituídas por determinado número de entidades filiadas, agrupadas de acordo com sua localização, por afinidade geográfica e cultural.

4 – Os órgãos de assessoramento são:
Conselho de Vaqueanos: é um órgão de Assessoramento e Aconselhamento da administração do MTG, sendo constituído por todos os ex-presidentes do Conselho Diretor e do extinto Conselho Coordenador.

Comissão de Ética: é um órgão de assessoramento da administração do MTG, que tem por objetivo coibir condutas sociais em desacordo com os princípios, que fundamentam a vivência tradicionalista e, em especial, que firam a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário