terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Grupos Nativistas - Parte 3

OS FAGUNDES

Cada um com seu caminho e seu estilo,
mas todos unidos por uma grande paixão:
A música.

Quem são “Os Fagundes”?

Bagre Fagundes é o pai de Neto, Ernesto, Luciana e Paulinho.
A gaita (acordeon), as músicas e trovas de Bagre mostram o aspecto bem humorado da vida do campo e da cidade no Rio Grande do Sul. Bagre, ao lado do irmão Antonio Augusto, é o compositor do maior sucesso da música gaúcha: O Canto Alegretense e também autor da composição Origens, tema de abertura do Programa Galpão Crioulo. Bagre Fagundes além de cantor, compositor, instrumentista e advogado é colunista do jornal Diário Gaúcho e apresentador do programa gauchesco e brasileiro na rádio rural. Possui um CD solo com título: “De bota e Bombacha.

Neto Fagundes, apresentador do programa Galpão Crioulo na RBS TV, mistura a música do sul com ritmos de todo o Brasil. O show de Neto já representou o Rio Grande do Sul em diversas capitais brasileiras, em Buenos Aires, Paris (Louvre) e no Festival Sud a Sul (Sul da França). Neto Fagundes já venceu o troféu açorianos de melhor disco, cantor e espetáculo. Recebeu o troféu “Guri” da Rádio Gaúcha como destaque cultural e possui 6 discos gravados. Neto comanda o projeto “Rock de Galpão” ao lado da banda Estado das Coisas. E é estrela móvel do Pretinho Básico na Atlântida FM.

Ernesto Fagundes busca as raízes da música nativista mais autêntica, misturando o ritmo dos tambores através do Bombo Legüero. Seu trabalho individual retrata esta sonoridade que une o pampa latino-americano.
Ernesto é o produtor musical de toda a família e também radialista. Apresenta o programa “A hora do mate” na Rádio Rural, nome de seu 4º CD solo. Ernesto já se apresentou na China (Hong Kong), Cuba (Havana), Cidade do México, na Itália (Verona-Veneza), Argentina (Buenos Aires) e no Arquipélago dos Açores em Portugal. Ernesto foi indicado como destaque de 2001 pelo Sindicato dos compositores do RS. Em 2002 brilhou no Fórum Social Mundial com o show “Guevara Vivo”. No ano de 2004 recebeu o Troféu Guri da Rádio Gaúcha como personalidade de destaque na cultura do Rio Grande do Sul. Está lançando o 5ºCD “Coração do Rio Grande” que recebeu 5 indicações ao troféu açorianos de música de Porto Alegre.

Antônio Augusto Fagundes
(Nico) é respeitado como autoridade em folclore gaúcho, história do RS, Antropologia, Religiões afro-gaúchas, indumentária do RS, Cozinha gauchesca e danças folclóricas. Além disso, sempre deu a devida importância a dupla ligação da cultura gaúcha: com o outro Brasil e com os países do Prata. Tornou-se, assim, com o tempo e apoiado em uma biblioteca preciosa, um estudioso sério e respeitado no Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina, conferencista bilíngüe e autor de inúmeras obras de consulta obrigatória. Possui vários discos gravados e livros publicados. É poeta, apresentador do programa “Galpão Crioulo” na RBS TV, colunista do Jornal Zero Hora e apresenta o programa Galpão do Nico na Rádio Rural ao lado do Ernesto Fagundes.

Paulinho Fagundes
a sonoridade de uma música universal é a principal característica do guitarrista Paulinho Fagundes. São muitas as influências que recebeu desde a infância e que foram sendo incorporadas por ele a partir do momento em que decidiu pesquisar a teoria do vilolão e da guitarra. Já dividiu o palco com nomes que o orgulham muito como:
Ivan Lins, Artur Maia, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Renato Borghetti, Geraldo Flach, entre outros.


CESAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO

Amigos de muitos anos, criados juntos na cidade de São Gabriel, César Oliveira e Rogério Melo dividem o mesmo apreço pela arte e pelo folclore da pampa gaúcha. Honrar, valorizar e celebrar a força desta cultura é o objetivo de ambos.
Atuando como dueto desde 2001, hoje César Oliveira & Rogério Melo são uns dos artistas mais reconhecidos no cenário cultural do sul do país. Extremamente vinculados à música terrunha têm um público cativo e crescente, o que coloca seus discos entre os mais vendidos do Estado.
Juntos, gravaram Nove CDs e dois DVDs. A cada trabalho, o dueto consolida seu prestígio perante a crítica, o mercado e seus admiradores e deixa uma marca indelével na história da música gaúcha. Em 2008, o Brasil também reconheceu ao talento de César Oliveira & Rogério Melo agraciando-os com o Prêmio TIM de Música de melhor dupla regional do país.
Neste mês de junho lançam, pela gravadora ACIT, seu mais novo trabalho, o Cd Cantiga para o meu chão, composto por quinze músicas ineditamente gravadas em dueto. No repertório, estão temas dos primeiros discos de César, composições recentes de parceiros como Edilberto Bérgamo, Juliano Gomes e Anomar Danúbio Viera e duas regravações do folclore argentino. O trabalho tem a produção musical de Rogério Melo e a direção artística de César Oliveira.
O dueto sobe ao palco acompanhado de músicos com valorosa expressão e reconhecimento no Rio Grande do Sul e fora dele. Nos violões,Marcello Caminha e André Teixeira; na gaita botoneira, Edilberto Bérgamo; e no baixo, Gilnei Oloveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário