terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prenda Juvenil 2008/2009 assume Dpto. Jovem

A jovem Juliana dos Santos de Oliveira, de 19 anos, é nova Diretora do Departamento Jovem do MTG. Acadêmica do curso de farmácia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é associada ao CTG Rodeio da Saudade, de Cruz Alta. Iniciou sua atividade tradicionalista em 1995, dançando na Invernada Cirandinha do Grupo de Folclore Chaleira Preta, de Ijuí, onde também foi Prenda Dente-de-leite. Também já foi 1ª Prenda Pré-Mirim, 1ª Prenda Mirim e 3ª Prenda Mirim da 9ª RT. Em 2008, realizou um de seus grandes sonhos ao se tornar 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.

Quanto ao Departamento, sua proposta é o de uni-lo ainda mais aos demais departamentos do MTG, além de mobilizar os jovens para a pesquisa e sua conseqüente divulgação e incentivar o jovem a participar ativamente de Convenções, Congressos e Encontros Regionais. Para Juliana, o primeiro passo é estabelecer, em conjunto com o Departamento Cultural do MTG, os objetivos e ações para 2011. Entre os temas a serem debatidos, está o Tchêncontro e o dia do Jovem Tradicionalista. Uma das idéias de tema para o Tchêncontro é o resgate na área das Músicas e Festivais Nativistas de nossas regiões.

Para Juliana, o tradicionalismo é importante na formação do jovem, uma vez que ensina valores de respeito, amizade e preservação. Além de prepará-lo como um líder para a sociedade, sempre afastando os jovens de alguns problemas apresentados na sociedade atual. A jovem acredita que é possível atrair mais jovens para o tradicionalismo ao mostrar que este é uma forma de vivenciar a cultura, complementando o aprendizado, sendo um espaço de lazer, amizade e companheirismo e não apenas local para dança, canto e concursos.


Blog MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário