sexta-feira, 25 de março de 2011

Aquecimento Cênico

Bom dia pessoal.
Nesta semana entrei em contato com os responsáveis pelo projeto 'Aquecimento Cênico', procurando conhecer um pouco mais deste trabalho que faz tanto sucesso entre os grupo de danças em nosso Estado.
Fui prontamente atendida e hoje disponibilizo pra vocês o material recebido.

- Resposta que obtive por parte dos responsáveis

"Bom, o projeto Aquecimento Cênico trabalha com desenvolvimento de recursos humanos. Desenvolvemos o projeto inicialmente para trabalhar com outros grupos de pessoas, funcionários de uma empresa, por exemplo. Mas logo no início começamos a desenvolver a idéia com grupos de danças, e hoje podemos dizer que 80% dos trabalhos desenvolvidos, são com invernadas.

O Aquecimento foi idealizado por minha esposa e eu. Ela pedagoga empresarial, eu professor. Ambos tradicionalistas desde berço, declamadores, dançamos em invernadas por muito tempo. Conosco trabalham dois garotos que também se criaram dançando em invernadas. Fizemos parte do Núcleo de Pesquisa em Teatro e Históriada ULBRA por dois anos, e de lá importamos algumas das técnicas que levamos para trabalhar o desenvolvimento de valores muito importantes tanto para melhorar o desempenho do grupo na dança, como para o crescimento das pessoas em outros campos, de relacionamento, confiança, etc. São mais de quatro horas de atividades práticas que buscam aprimorar expressão corporal e facial, interpretação, confiança, técnicas vocais, qualidade cênica, postura, desinibição, etc.

Durante os quatro anos de projeto, já foram mais de 2500 pessoas que passaram pelo Aquecimento Cênico. Na grande maioria dos grupos, voltamos para dar continuidade aos trabalhos, com exercícios diferentes, mais aprofundados ou então para atingir objetivos específicos, como carências muito particulares dos grupos.

Durante essas quatro horas, os integrantes aprendem a identificar o seu papel dentro do grupo, o papel de cada um dos colegas e qual a importância do grupo em si. É uma oportunidade para rir, chorar e repensar as razões que fizeram cada um dos integrantes deixar suas famílias para estar semanalmente ralando nos ensaios."

- Fotos de trabalhos realizados






- Material enviado aos grupos com todas informações necessárias

Uma caminhada em busca do crescimento pessoal, da qualidade corporativa e da utilização da Inteligência Emocional como ferramenta fundamental nas relações interpessoais. Não é simplesmente um trabalho de “dinâmica de grupo” ou uma “palestra”, é a aplicação das artes cênicas na convivência humana.

1. Apresentação 
Nos chamamos Leandro e Fabi Araújo, fomos atores do Núcleo de Pesquisa em Teatro e História da ULBRA/Canoas e apresentamos o projeto Aquecimento Cênico, uma série de atividades e exercícios cênicos para serem trabalhados com grupos, que traz como objetivo principal a busca pelo crescimento da qualidade das expressões corporal e facial, bem como atuar em aspectos como concentração, foco, memorização e na transformação do grupo em um corpo único. Participam também de nossa equipe os dançarinos Gustavo e Ruan. 
Aquecimento Cênico é, originalmente, um trabalho de preparação para o ensaio realizado por grupos de teatro. É a oportunidade que os atores têm de buscar a concentração ideal, desligando-se dos fatores externos, buscando o foco exclusivo naquilo que será posto em prática. Também é no Aquecimento Cênico que são trabalhados os fundamentos da interpretação, onde são explorados aspectos importantíssimos, como expressão facial e corporal. Nossa proposta foi transformar o Aquecimento Cênico do teatro, adaptando-o às necessidades dos grupos de dança. Estamos envolvidos com o tradicionalismo há mais de 25 anos, declamando e/ou dançando; há dois anos ensaiamos com a Terreira da Tribo, de Porto Alegre e somos membros do Núcleo de Pesquisa em Teatro e História, da ULBRA/Canoas.

2. Objetivos
A realização do Aquecimento Cênico com grupos de danças gaúchas tem como finalidade principal despertar o “eu artístico” de cada integrante, tornando fácil e natural explorar a cenicidade das expressões facial e corporal, bem como trabalhar a concentração, memorização, ritmo, deslocamento pelo espaço físico disponível e a interação/relação com demais integrantes do grupo (confiança e cumplicidade).
A respeito dos aspectos listados acima, podemos dizer que o Aquecimento Cênico pode trazer os seguintes benefícios:

a) expressão facial: O elemento mais importante da interpretação é a expressão facial. Os exercícios que visam trabalhar a expressividade tendem a facilitar o artista a transmitir as emoções com naturalidade. É o primeiro passo a ser tomado quando se tem o objetivo de conquistar o público/avaliador, pois quando os sentimentos são transmitidos com clareza e segurança pela expressão facial, os demais fundamentos da interpretação costumam fluir com mais naturalidade.

b) expressão corporal: O corpo fala, e fala muito. Se a expressão facial é o retrato da arte, a expressão corporal é sua moldura, suporte ou sustentação. Mal comparando, por mais bela que for a fotografia, ela perderá completamente o encanto se estiver colada em um pedaço de jornal. As atividades do aquecimento cênico que atuam nesta área visam levar cada um a compreender os limites e as potencialidades de seu corpo

c) concentração/memorização: Os concursos de danças gaúchas exigem dos integrantes de seus grupos uma concentração total em vários detalhes ao mesmo tempo. Memorizar a correção coreográfica de várias danças sem deixar de prestar atenção à interpretação e aos movimentos dos demais dançarinos é algo que, se não for bem trabalhado e treinado, pode levar a erros individuais que em um concurso seriam fatais. Os exercícios de concentração ajudam na observação de vários detalhes ao mesmo tempo, sem que um interfira no desempenho do outro.

d) deslocamento/interação: São exercícios que visam facilitar a orientação dentro do espaço físico disponível, procurando sempre ocupar os espaços vazios. Nessas atividades, procura-se diferenciar o andar-deslocamento, o andar-dança e o andar-cênico, procurando orientar o corpo a compreender o ritmo. Também, nesses exercícios, busca-se estreitar os laços de intimidade entre os membros do grupo de danças, criando empatia e cumplicidade.

3. Metodologia
As atividades cênicas propostas aos dançarinos são semelhantes àquelas apresentadas aos grupos de teatro. São exercícios de expressão facial e corporal, atividades cooperativas, trabalhos com aquecimento vocal e muitas experiências de vivacidade. Ao final dos trabalhos, são realizados alongamentos e relaxamentos, sempre visando à integração entre os participantes do grupo. São cerca de quatro horas de exercícios. Ao final de cada atividade, é feita uma leitura dos resultados observados, também são sugeridas possíveis soluções para aspectos que merecem continuar sendo trabalhados após o aquecimento cênico, carências ou falhas observadas.
O aquecimento cênico pode ser um projeto único, que serviria como referencial para os demais ensaios, ou então um trabalho continuado, periódico, cujo objetivo maior seria acompanhar o crescimento da qualidade cênica do grupo. A forma de trabalho inicial se diferencia conforme a faixa etária dos dançarinos, onde, enquanto os mais jovens são conduzidos com atividades teatrais lúdicas, os adultos são sempre compelidos a trazer à tona o “eu artístico” e a expressividade cênica.

4. Material utilizado
O grupo de dança que deseja começar com um trabalho de aquecimento cênico deve providenciar, para a realização das atividades:
· equipamento de som com entradas auxiliares (RCA e/ou P2)
· local amplo e com possibilidade de se trabalhar com pouquíssima luz (para isso, sugere-se que as atividades sejam realizadas à noite ou em local que ofereça essa condição)
· todos os integrantes devem estar vestindo roupas escuras, preferencialmente preta
Os demais materiais, como figurinos, computador com trilhas sonoras, microfones e acessórios são responsabilidade da equipe do Aquecimento Cênico.

5. Investimento
Para cobrir os custos de deslocamento, equipamento e preparação, há necessidade de um investimento por parte do grupo de danças. O valor cobrado é uma taxa única e acessível por integrante da invernada e um valor referente ao deslocamento e material. Ambos os valores variam conforme o número de participantes e a distância a ser percorrida.

6. Finalizando
O aquecimento cênico é ministrado pelos atores Leandro e Fabi Araújo, e pelos dançarinos Gustavo Freitas e Ruan Accadrolli, que residem em Esteio-RS. Existe a necessidade de um agendamento prévio, pois são poucos os dias da semana que podem ser disponibilizados para realização do trabalho.
Os contatos com Leandro ou Fabi podem ser feitos pelos fones:

(51) 81177580 (Leandro)

(51) 81377575 (Fabi)

(51) 3459-6400

(51) 32723800 ramal 830 (horário comercial,com Leandro)

Pelo site: www.aquecimentocenico.com.br
Pelo e-mail: aquecimento@aquecimentocenico.com.br
Pelo Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10290552195914834140


Então é isso galera! Divulgação feita! :)
Peço aos que já viveram esta experiência, para que deixem seu depoimento via comentário. Seria bastante interessante podermos saber a opinião de vocês leitores.
Um ótimo final de semana a todos.
Abraços.

Um comentário:

  1. Oi!

    o Aquecimento Cênico é maravilhoso. Choramos, rimos, criamos. Uma oportunidade maravilhosa que tivemos de nos conhecer melhor.

    Bjin!

    Luana - 30ºRT

    ResponderExcluir