quarta-feira, 20 de abril de 2011

Diretrizes Mostra Folclórica - 41ª Ciranda Estadual

DIRETRIZ DA MOSTRA FOLCLÓRICA 41ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
FASE ESTADUAL MAIO DE 2011

(COMPLEMENTO DA DIRETRIZ EXPEDIDA EM 2010 – ANEXO 1 DA PORTARIA Nº 03/2011)

Na 41ª Ciranda Estadual de Prendas (fase Estadual) deverão ser obedecidas as diretrizes aqui estabelecidas, elaboradas pela Vice-presidência de Cultura através do Departamento de Concursos, realizado trabalho de pesquisa sobre socialização das mulheres gaúchas (encontros, chás, café da tarde, saraus, festas, mateadas, novenas, batizados e casamentos, etc.).

1- Categoria Mirim
A candidata devera apresentar trabalho referente medicina caseira (chás) suas crendices e superstições usadas pelas mulheres gaúchas durante estes encontros.
2- Categoria Juvenil
A candidata devera apresentar trabalho relacionado a culinária destes encontros observando guloseimas (iguarias), salgados e licores.
3- Categoria Adulta
A candidata devera apresentar trabalho relacionado a estes encontros evidenciando indumentária usada pelas senhoras, mobiliza e utensílios utilizados.
Observações gerais: o presente trabalho tem como objetivo resgatar a participação da mulher na cultura gaúcha, enfocando sua liderança e capacidade de agregar. Sendo ela muitas vezes o esteio da família em função das guerras e moradas distantes, dificuldades dos mais diferentes tipos. Nestes encontros muitos fatos e feitos foram tratados. Vamos à busca de sua história...

Regras para a Mostra:
1- O tempo de apresentação para todas as categorias é de 10 minutos, sujeitando – se a prenda que ultrapassar o tempo a perder um ponto a cada minuto cheio.
2- A pesquisa da Mostra folclórica deve ser apresentada por escrito e em CD não sendo necessária a observância da metodologia cientifica.
3- A responsabilidade sobre os objetos da mostra, bem como seu transporte, guarda montagem e desmontagem, será exclusivamente da participante. Não haverá qualquer responsabilidade da comissão organizadora sobre eventuais danos envolvendo material da mostra.
4- Cada candidata devera ocupar somente o espaço destinado pela comissão organizadora, sob pena de ser advertida.
5- A candidata poderá ser auxiliada por outras pessoas na montagem da mostra e para demonstrar indumentárias, cenas, etc. Os eventuais auxiliares não poderão interferir na oralidade da candidata.
6- A candidata devera ter cuidado especial com o uso correto da indumentária de todos os participantes da mostra. Serão permitidos trajes de etnias ou outras caracterizações, quando estiverem adequadas ao tema da mostra. A concorrente, porém devera usar sempre a pilcha gaúcha.
7- As candidatas das três categorias deverão apresentar o trabalho em conjunto (no mesmo espaço) ficando cada uma responsável pela sua oratória.
8- As comissões avaliadoras atuarão sob a coordenação da diretora de concursos do MTG.

Regras para Operacionalização da Mostra (conforme reunião com diretores culturais realizada no dia 26 de fevereiro de 2011):
a) Conforme item sete (7) acima, cada região utilizará o mesmo espaço para apresentação da mostra, sendo que deverão utilizar o mesmo cenário para as 03 categorias.
b) O espaço destinado a cada região será conforme o nº de participantes de cada Região Tradicionalista sendo que ficaram definidas as seguintes dimensões: 4x2m para três (3) categorias, 3X2 m para duas (2) categorias, e 2x2m para uma (1) categoria.
c) Está proibida a montagem de estruturas, casas, e ou similares.
d) A Mostra não deverá em momento algum ficar sem uma pessoa responsável pela sua apresentação ao público.
e) A pessoa responsável pela apresentação da Mostra nos momentos em que a prenda não estiver presente deverá estar devidamente pilchada.
f) É desaconselhado entregar presentes às Comissões Avaliadoras, caso a prenda queira presentear as comissões, recomendamos a entrega de uma mensagem, dos resumos de pesquisa realizada, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário