quarta-feira, 25 de maio de 2011

Por Odila Paese Savaris - 41ª Ciranda

Vence-se mais uma etapa, a 41ª Ciranda de Prendas. Mas como o nome mesmo anuncia, a ciranda continua. Assim como na vida, não encerramos, apenas cumprimos uma etapa.

Para as prendas que estão participando do evento que acontece nos dias 25 e 26 na cidade de Passo Fundo, afirmamos convictos que é uma grande oportunidade estarem ali. Estão fazendo a diferença e ajudando a construir a história do tradicionalismo gaúcho.

O aprendizado adquirido para poder chegar até esta etapa não é mensurável, mas, acompanhando as suas caminhadas, é perceptível o crescimento, tanto intelectual quanto pessoal.

Esta etapa está se encerrando, passarão os dias e não haverá como apagar os seus feitos, suas construções e suas aquisições de experiência. Elas carregarão nas suas bagagens todo o conhecimento adquirido e saberão tirar proveito em várias situações que a vida possa apresentar.

Para aquelas nove que receberão o título de prenda estadual, a partir desta data, além do cargo, assumirão vários encargos e tarefas que deverão cumprir no decorrer de um ano. Entre eles, talvez o mais importante, é o de representar a mulher gaúcha para o restante da sociedade, divulgando e propagando a nossa cultura onde quer que se encontrem.

As prendas que encerram o seu tempo de prendas estaduais passam a ser os sustentáculos para as demais. Através das experiências vivenciadas, deverão ser as incentivadoras para que as cirandas sejam cada vez mais fortalecidas.

Independentemente de categoria ou região que representam, cabe aos gaúchos dos quatro cantos voltarem os olhos para elas, reverenciá-las com todo o carinho de que são merecedoras.
A estas meninas, aplaudimos de pé!

Contribuição de Odila Paese Savaris
Vice Presidente de Cultura do MTG

Fonte: Portal MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário