quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prefeitura de POA recebe centelha da Chama Crioula

A Chama Crioula foi acesa na manhã de ontem, 14, no Paço Municipal. O prefeito José Fortunati recebeu a centelha das mãos do Diretor de Cavalgada da 1ª Região Tradicionalista, Solon Silva. Carregada pelos cavalarianos, a chama, partiu do Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), passando pelo Palácio Piratini, Palácio Farroupilha, sede da Assembléia Legislativa, até chegar à Prefeitura.

Fortunati saudou os cavalarianos e integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) falando da proposta de transformar o espaço do Acampamento Farroupilha em parque temático. “Aquela área tem que ser um local de valorização das tradições e dos costumes do nosso povo”, afirmou o prefeito ao destacar que a Chama Crioula representa os valores dos gaúchos.

Para o presidente do MTG Erival Bertolini a tradição do acendimento da centelha Crioula, no início da Semana Farroupilha, demonstra a importância dos costumes para o povo do Rio Grande do Sul. “Este é o símbolo da chama que arde dentro de nós”, salientou.

Após a cerimônia, os cavalarianos seguiram para o Monumento a Bento Gonçalves, na avenida João Pessoa, e ao Monumento dos Maçons Imperiais e Republicanos, na esquina das avenidas Azenha e João Pessoa, onde iniciou a Revolução Farroupilha. O roteiro ainda inclui a Câmara Municipal, antes do retorno ao Acampamento Farroupilha.

Participaram da cerimônia na prefeitura o secretário municipal adjunto da Cultura e coordenador dos Festejos Farroupilhas, Vinicius Brum, o Patrono da Semana Farroupilha, Alcy Cheuiche, o vereador Alceu Brasinha e peões e prendas do MTG.

A Chama Crioula foi acesa no município de Taquara, em 20 de agosto, dando início aos festejos farroupilhas. O símbolo gauchesco percorreu o estado até chegar a Porto Alegre e receber uma centelha da Chama da Pátria, dia 7 de Setembro, no Parque Farroupilha, de onde foi levada para o Acampamento Farroupilha. O fogo será apagado no dia 20 de setembro, quando encerram os festejos.

Acendimento da Chama Crioula em Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário