terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia do Churrasco e do Chimarrão

Instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do líder da bancada do PDT na Assembléia Legislativa, o dia 24 de abril, em homenagem a fundação do CTG 35, de Porto Alegre, é o Dia do Churrasco e do Chimarrão. A data de 24 de abril foi escolhida por sugestão do próprio MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, porque, nesta data, em 1948, nascia o imortal CTG 35, o primeiro dos centros de tradições gaúchas hoje espraiados pelo mundo inteiro, um fenômeno antropológico e social sem precedentes, onde grupos de pessoas as mais diferentes do planeta comungam dos mesmos ideais, cultivam os mesmos ritos e festejam as mesmas efemérides que nós, aqui neste torrão que tanto amamos e de cujas façanhas tantos nos orgulhamos.

A história do Churrasco e seus diferentes modos de assar

Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa. O boi era cortado da maneira que era possível com os instrumentos disponíveis na época e assado inteiro em um buraco aberto no chão. O tempero da carne era a própria cinza do braseiro.
A partir daí, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas e diversos modos de preparo utilizados. Algumas das técnicas mais utilizadas hoje em dia são:

Espeto: Uma das formas mais populares, onde os espetos são colocados na churrasqueira e são virados manualmente pelo assador.


Grelha: Essa forma também é bastante popular! A grelha é colocada na churrasqueira, onde descansam as carnes.


Fogo de Chão: A carne é assada em espetos que são rodeados por fogueiras. É muito utilizada para assar costela, que normalmente fica de 6 a 12 horas assando.


Rolete: As carnes são colocadas para rodar em um rolete, que é movimentado através de uma manivela ou motor. Bastante utilizada para assar carnes de porco, como o pernil.


Sobre o Chimarrão, deixo como sugestão esta postagem feita no ano de 2010:


Um grande abraço a todos, e muito obrigada pelas constantes visitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário