quarta-feira, 30 de maio de 2012

1ª Prenda Juvenil do RS - Amália Pletsch

Bom dia pessoal!

Vamos conhecer hoje um pouco da história tradicionalista desta menina-moça que no último sábado, 26 de maio, conquistou mais uma vez um título de Prenda Estadual. O rostinho que antes era conhecido como Prenda Mirim do RS, conquistou no sábado a faixa de 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.

2ª Prenda Mirim do RS 2009/2010

"Essencialmente Prenda. Convenho que essa seja uma apresentação 
sintética de inúmeras outras características que possuo. 
Represento Bento Gonçalves e nasci aqui mesmo, terra que vem crescendo 
e se desenvolvendo economicamente e hoje realiza grandiosos eventos para o 
Estado. Tenho 15 anos, a legítima Prenda Jovem Gaúcha, e estou 
cursando o Ensino Médio, no 2º Ano, na instituição Colégio Marista Aparecida, 
do mesmo município que resido.
Com alegria tenho no peito o Rio Grande do Sul, haja vista que este 
sempre viveu em mim, contudo hoje ele é registrado formalmente! 
1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, o topo da montanha... 
Mas afinal, ninguém chega a topo de montanha alguma se não escalar. 
E é com o dever de tentar erguer um pouquinho mais, todas as pessoas que desejam 
trabalhar pelo Movimento Organizado com mais ardor, que escrevo neste blog, 
para que possa motivar e alimentar o sonho que vive no interior de cada 
mente espalhada por este território marcado por história e tradição. Integro 
o Movimento desde os 8 anos de idade e comecei como tantas outras pessoas, 
com um curso de danças de salão... e graças a pessoas do CTG Gaudério Serrano 
que quiseram fortalecer o quadro social desta conceituada entidade, 
ingressei na invernada Mirim. Assim fui seguindo... Apesar de mui pequenina, 
estudei mas não venci meu primeiro Concurso, todavia trabalhei 
com o corpo pequeno e o coração enorme pelo CTG, 
sendo a 2ª Prenda Mirim da entidade. Participei da Mostra do ENART, 
onde comecei a ver a grandeza do Movimento: meu sonho a partir 
daí despertou para sempre. Com ajuda da família, privando-me muitas vezes 
de outras atividades lúdicas as quais as crianças da minha idade participavam, 
conquistei a faixa de 1ª Prenda Mirim do Gaudério e no ano seguinte, 
sem acreditar no que eu era capaz, participei da fase regional como se 
fosse algo inatingível, mas consagrei-me a 1ª Prenda Mirim da 11ª
Conquistando cada vez mais uma quantia numerosa de amigos, 
recebendo instruções, seguindo os passos do meu avô, inspirada no 
exemplo de meus pais e fortalecendo a minha mente através de boas amizades, 
boas leituras, bons filmes, bons ares, fui à Alvorada de vestido estampado 
meia canela e com os cabelos longuinhos... como uma Prendinha do Rio Grande 
(com a cesta de vime nas mãos e as garrafas da capital Nacional do Vinho), 
e lá eu dei o meu coração. Sim,
eu dei o meu coração, a minha alma ao Rio Grande do Sul!  
Com todo o meu esforço eu fui a 
2ª Prenda Mirim do meu amado Estado 2009/2010, e vivi um dos melhores 
momentos da minha vida, conhecendo inúmeras cidades, visitando entidades, 
fazendo novas amizades, aprendendo, representando as 'senhorinhas' gaúchas 
nos eventos oficiais, e deixando uma marca juntamente com minhas coleguinhas 
Lydia e Mylena - lançando o Cantinho do Brinquedo no Congresso de Lagoa! 

Prendas do RS, gestão 2009/2010

Nada parou por aí... dancei na invernada juvenil, declamava nos rodeios, 
acompanhava os eventos com uma saudade que sondava as batidas 
do meu coração! Eu estava sempre ali, sempre tomando exemplos, 
sempre sorrindo, sempre sendo eu mesma! Deus quis que mais uma vez eu tivesse 
o brilho de uma Prenda Serrana e assim representei por mais um ano 
minha entidade amada, quando tive a oportunidade de me aproximar ainda mais de 
pessoas tão especiais como a minha Prenda Adulta Janine, do meu guri Matheus, 
e do meu diretor cultural Claudinei.

Amália e Janine com Presidente do MTG e esposa
Créditos da foto: Macanudo Gaúcho

O quarteto fantástico encheu os olhos da Região, conquistamos os títulos máximos 
do Concurso da Encosta nordeste do Estado!
O colégio, o cursinho e a vida de adolescente pareciam barreiras impossíveis 
de serem ultrapassadas, aulas de manhã e a noite gritavam em meus ouvidos para 
eu não continuar com os couros pirografados no peito! 
Quanto medo de ser incapaz, de não ser responsável o bastante, quanta insegurança! 
Neste momento meus amigos seguraram forte na minha mão, cortaram as nuvens e 
como o sol gritaram mais alto para que eu chutasse essas pedras e fosse em 
busca dos meus sonhos, que era de trabalhar mais pelo 
Movimento Tradicionalista Gaúcho! 
Realizei em minha entidade o desejado evento das Prendas Juvenis da 11ª, 
o Piquetchê, que foi um sucesso para o orgulho da minha patronagem!
Estudei noites e dias, fazia os temas e deveres do colégio com pressa para poder 
logo abrir as apostilas e livros da Ciranda, eu esquecia do mundo, 
ia a um lugar bem iluminado e lá passava horas, resumindo, lendo, testando-me! 
Saía de casa para ir ao CTG ensaiar minha prova artística, 
descansava a mente treinando o tear...

 Prova Artística na 42ª Ciranda Cultural de Prendas
Fase Estadual - maio 2012

E isso é preciso sim. Isso chama-se FOCO
Sempre deixei um espaço para a família, para a amizade verdadeira e, apesar 
de ausente, sempre fui muito dedicada com todos que mereciam o meu amor... 
Nunca abandonei os meus amigos, minha família e a minha entidade, 
apesar do grande estudo! Havia sim tempo para tudo isso, até para o lazer havia. 
Confesso que não houve tempo somente para as redes sociais. 
Por isso Prendas: prefiram passar 9 horas lendo o sentido da causa que vocês 
aderem, do que ficar 9 horas no 'facebook'. Se é o que vocês querem, 
tem que persistir. Depois vale muito a pena... Eu garanto! 
Hoje vivo em um momento mágico e sei o quanto vou aprender, os lugares que vou 
conhecer e as amizades que vou conquistar... são a minha recompensa! 
Meus objetivos são ínclitos, quero representar as meninas, as jovens, as mulheres 
deste Estado tão reverenciado de forma simples, acolhedora e encantadora. 
Desejo realizar ao lado das demais Prendas do Rio Grande do Sul, 
uma gestão inesquecível que traga bons frutos não somente a nós, 
mas a todos que compõe o Movimento.

Amália, 1ª Prenda Juvenil do RS 2012/2013 recebendo a faixa
de Natana, 1ª Prenda Juvenil do RS 2011/2012

NÃO DESISTAM DE LUTAR, NÃO DESISTAM DE SER QUEM SÃO!
Eu precisei viver o tradicionalismo 6 anos para conseguir ser
1ª Prenda Juvenil do RS...
E publicamente, coloco-me a disposição do Rio Grande do Sul, de um modo geral, 
contem comigo, sintam-se a vontade para pedir qualquer auxílio. 
Estou aqui para desempenhar o trabalho que vocês merecem.

Beijos carinhosos,
Amália! "

Amália, muito obrigada por nos contar um pouco da sua vivência tradicionalista!
O Rio Grande conhece o teu brilho, a tua juventude que explode alegria e teus imensos conhecimentos. Parabéns por tão bem representar o nosso Estado e ser um exemplo para tantas Prendas que sonham em um dia conquistar o que tu conquistou!

Um grande abraço amigos tradicionalistas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário