sexta-feira, 6 de julho de 2012

1ª Prenda da 24ª RT - Aline Rabaiolli Giongo

Bom dia pessoal!
Hoje é seeeeeeeexta-feira e estou entrando em FÉRIAS! :D
Não morram de inveja, eu aproveito por vocês! haha

Bueno, vamos conhecer hoje a história desta prenda que no último sábado, dia 30, recebeu a missão de representar a 24ª RT na 43ª Ciranda Cultural de Prendas Estadual em Santana do Livramento! A faixa de 1ª Prenda veio após vasta preparação e dedicação, aliás, uma preparação em família, já que a sua irmã também está com um cargo significativo nesta mesma gestão.

Família Tradicionalista

"Saudações Tradicionalistas! Sou Aline Rabaiolli Giongo, com muito orgulho
1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista. Tenho 21 anos, curso Odontologia na
Universidade de Santa Cruz do Sul e tenho como entidade mãe desde meus 7 anos,
o Centro de Tradições Gaúchas Giuseppe Garibaldi, da cidade de Encantado.
Minha vivência no meio tradicionalista teve início ainda criança, quando por
intermédio de integrantes da entidade, adentrei nosso galpão e me apaixonei por
nossos costumes e cultura. Minha mãe, por já haver dançado em invernada
artística na mesma entidade, me apoiou instantaneamente, iniciando assim na
invernada pré-mirim. Lembro da primeira vez que coloquei meu vestido de
prenda para a apresentação de dia das mães no CTG, uma emoção imensa!
O tempo foi passando e minha família também obteve ligação com o tradicionalismo.
Meu pai, que no começo pouco participava de minha vida tradicionalista por não
conhecer nossos valores e o funcionamento de uma entidade, foi se encantando
e cada vez mais acrescentando idéias em nosso meio; tornou-se coordenador
artístico até tornar-se patrão, sua atual função. Minha irmã, como mesma diz,
aprendeu a caminhar dentro do galpão. Acompanhando-me nos ensaios,
dançava e aprendia tudo que fazíamos relacionado à cultura rio-grandense.
Fui crescendo, e passando para categorias seguintes. Quando na invernada
artística mirim, aprendi a arte de declamar, fazendo aulas participava de
rodeios por nossa região acumulando troféus. Minha primeira faixa
de prenda obtive no concurso interno da entidade nos festejos de seus
40 anos de história, 2ª Prenda Mirim 2001/2002!
Acrescentando conhecimento e experiência, no concurso de 2003,
conquistei a faixa de 1ª Prenda Mirim, a qual ostentei com
muita satisfação e empenho, participando juntamente com as demais prendas do
Concurso de Mais Prendada Prenda no Rodeio Artístico Regional.
A invernada Juvenil foi, sem dúvida, a época de maior realização para mim.
Tínhamos um grupo grande que participava de rodeios por todo nosso estado.
Aprendi a sorrir por uma conquista além de saber suportar resultados não esperados.
Após o afastamento da entidade e dos meios artísticos por algum tempo, nossa
volta requeria muito esforço e amor por nossas raízes. Já na categoria adulta,
trabalhei para ver renascer em nossa pista de dança as invernadas artísticas que
um dia já haviam feito parte de minha vida. Toda nossa vontade foi recompensada,
e hoje após três anos desse recomeço, posso me orgulhar profundamente do
que possuímos em nossa entidade! Com a volta do departamento artístico,
ressurgiu em mim a vontade de declamar. Reiniciei aulas e minha participação em
rodeios voltou a ser constante, participando em 2011 da final do ENART.
Precisávamos também fazer a escolha de nosso novo prendado, que trabalharia em
prol das crianças e dos jovens, convidando-os para participar de nosso movimento.
Após concurso interno, recebi a faixa de 1ª Prenda do Giuseppe 2009/2010.
E veio 2012, ano do Cinquentenário de minha entidade...organização dos festejos,
organização do concurso de prendas e peões e um objetivo futuro, levar o nome
do Giuseppe Garibaldi de volta aos concursos regionais, que há tempos
permaneceu distante. O concurso interno chegou novamente e eu,
com o sonho de transformar a história da entidade, decidi participar por
mais uma vez. E conquistei...conquistei a faixa de
1ª Prenda dos 50 anos do CTG Giuseppe Garibaldi.

Ainda com as faixas da entidade no Baile Regional, 
sem imaginar a vitória conjunta que viria depois.

Porém juntamente com esta faixa, carregava o sonho da patronagem e o 
exemplo para todos os menores que concorreriam comigo. Trabalhos e 
eventos foram realizados, viagens, aulas de declamação, de costura, que foi o 
tema de nossa mostra folclórica e muito estudo. Dedicação para alcançar nosso 
objetivo não faltou, e o resultado apareceu! Durante a 43ª Ciranda Cultural de 
Prendas em sua fase regional, conquistei o título de 1ª Prenda da 24ª RT! 
Meu sonho se realizou, porém nunca imaginei que seria um momento tão especial. 
Durante os anúncios do novo prendado, ia realizando-me a cada integrante de 
nosso CTG que era chamado, sem imaginar que ao ser anunciada a 
1ª Prenda Juvenil minha alegria fosse ter tamanha magnitude... 
minha irmã havia conseguido também transformar seus esforços em realização. 
Por mais um ano trabalharemos juntas, por mais um ano utilizaremos nossos 
momentos de lazer em estudos e projetos para a próxima etapa dessa 
caminhada. Conciliar faculdade, trabalhos e a normalidade da rotina não é tarefa
fácil, é preciso muita dedicação e um objetivo. Agora, passado o momento do 
concurso, acredito poder realizar uma boa gestão com todas as pessoas que 
batalharam e conquistaram seu espaço em nossa região. 
Acreditar em seus sonhos faz a vida seguir um caminho. Transformá-los em 
realidade é possível, basta ter fé, coragem e persistência para suportar todas as 
pedras que possivelmente poderás encontrar.

Dedicação e amor a tradição gaúcha com certeza fazem parte de mim, e é 
dessa maneira que pretendo representar nossa 24ª Região Tradicionalista.
Com carinho, Aline."


Integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi com suas conquistas no peito

Parabéns Aline!
Infelizmente não pude acompanhar esta tua vitória, mas sei bem o tamanho da felicidade que sentistes. Aproveite muito esta gestão, cada minuto dela será lembrada para sempre!

Grande abraço a todos, e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário