quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CulturArtchê 2012

Foi dada a largada para o maior evento de cultura e educação do município de Arroio do Meio!

Cantos, comida típica, vestimentas, declamações, chimarrão e cavalarianos marcaram o lançamento da 10ª CulturArte, este ano intitulada de CulturArtchê. Em sua edição comemorativa, o maior evento de cultura e educação do município homenageia a cultura gaúcha e o tradicionalismo, promovendo diversas atrações que seguem a partir dessa semana até o dia 6 de setembro.

O evento que marcou o início das atividades foi realizado em frente à Secretaria de Educação e Cultura (SEC) e contou com a presença de autoridades, equipe da SEC, diretores de escolas, Núcleo Municipal de Cultura, representantes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Querência de Arroio do Meio e Herança Nativa, piquete Recanto do Gaúcho e demais simpatizantes do tradicionalismo. A Secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, iniciou a cerimônia ressaltando a importância das diferentes manifestações culturais para o avanço de uma sociedade. “A CulturArtchê retrata, reforça e perpetua o orgulho de sermos gaúchos”, decretando em seguida a abertura oficial do evento.

Coral Canção e Vida cantou músicas que fazem parte da história do Sul

Cavalarianos seguiram até escolas do Centro levando a 
Biblioteca Itinerante "Mala de Garupa"

Convidados degustaram porções de arroz de carreteiro, prato típico do Sul

Em seguida, o Coral Canção e Vida, composto por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tancredo Neves e Associação dos Menores de Arroio do Meio (AMAM II), interpretou canções que representam parte da história da cultura gaúcha. Após a explanação de toda a programação da CulturArtchê, o Prefeito Sidnei Eckert pronunciou-se parabenizando todos os envolvidos na organização do evento e destacando a riqueza que a diversidade de culturas representa para o município. Na seqüência, o tradicionalista André Ziem declamou a poesia “Ave Maria do Peão”. Para encerrar o evento que marcou o início das atividades que seguem até o mês de setembro, a professora e tradicionalista Regina Rodrigues apresentou o projeto da Biblioteca Itinerante Mala de Garupa, entregando os acessórios carregados de livros da literatura e história gaúcha para os cavalarianos, que seguiram pela rua Dr. João Carlos Machado até a Escola Guararapes e Colégio Bom Jesus, onde fizeram a entrega das malas com os livros. O projeto da Biblioteca Itinerante segue até o dia 20 de setembro, e conta com o apoio dos cavalarianos dos CTGs e piquete e da cavalaria da Brigada Militar, que percorrerão escolas do município, levando um pouco da história do Sul aos alunos.

Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Arroio do Meio

Nenhum comentário:

Postar um comentário