terça-feira, 20 de maio de 2014

1ª Prenda Mirim do RS - Laura Laís Durli

Bom dia amigos!
Hoje começo com o circuito de apresentação das novas Prendas Estaduais. No último final de semana, elas receberam com alegria e muita emoção seus novos encargos e, o dever de por mais um ano, levar a nossa rica cultura por todo o Rio Grande a fora.
Hoje conheceremos Laura Laís Durli, que conquistou o título de 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul.


"Meu nome completo é Laura Laís Durli, tenho 12 anos, 
nasci em Erechim, no dia 27/06/2001.
Ingressei no CTG Sentinela da Querência/Erechim em 2007 porque em 2006
 uma prenda chamada Larissa Vier, desenvolvendo o projeto MTG vai à escola, 
passou na turminha do Colégio Marista Medianeira em que eu estudava no Jardim 
e me encantou, fazendo com que eu insistisse tanto para ingressar no CTG, até que
meus pais (que não frequentavam o CTG) acabaram cedendo aos meus pedidos. 
Depois disso, todos fomos conquistados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Assim, em 2007 ingressei com 05 anos na entidade. 
O meu CTG Sentinela da Querência/Erechim não tinha invernada pré-mirim, mas
o então patrão Sr. Abel de Oliveira aceitou meu ingresso mesmo tão pequena 
(o que não era normal, todos eram maiorzinhos). A Cristiane Lichinski (que era do 
Departamento Cultural do Sentinela na época) disse que eu poderia participar 
do concurso interno para ser Prendinha (já que era, de fato, a mais pequeninha). 
Então o sonho começou! Ganhei a faixinha de Prendinha sem sequer saber 
ler nem escrever; a lenda que apresentei na avaliação oral e a poesia da prova 
artística aprendi só ouvindo, reproduzindo pela audição. 
Naquela época a Zulma Grandó (jurada do concurso) escreveu na minha planilha 
'Hoje és uma pequena prendinha, amanhã serás uma grande prenda', 
e assim iniciou a gestão 2007/2008 de Prendinha na entidade. 
Depois, em 2010/2011 ganhei o concurso interno para 
Primeira Prenda Mirim do CTG Sentinela da Querência
em 2011/2012 conquistei o cargo de 1ª Prenda Mirim da 19ª RT
com esse título representei nossos 34 municípios na 
42ª Ciranda Estadual de Prendas - Fase Estadual, ficando na
 6ª classificação geral com apenas 09 anos de idade. 

Participação na 42ª Ciranda Cultural de Prendas

Persisti e reiniciou todo o ciclo da 
Ciranda Cultural, sendo que em 2012/2013 voltei a concorrer e 
auferir a faixa de 1ª Prenda Mirim do CTG Sentinela da Querência
em 2013/2014 conquistei novamente o título de 1ª Prenda Mirim da 19ª RT 
e agora sou a 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul
Uma bela caminhada de muita aprendizagem não só de conhecimento de nossa
 identidade como povo e de nossa cultura, mas de formação de princípios e
valores humanos que são uma das maiores virtudes do Povo Gaúcho.
Portanto, a minha preparação para o concurso se deve a minha própria 
vivência tradicionalista. Como Prenda Mirim minha formação se deve a 
minha família, a minha entidade a a ajuda de amigos especiais, 
onde cada um contribuiu um pouco para o resultado positivo que hoje orgulha nossa
região. Especialmente, Cacilda Ribeiro, a Cleusa Sotoriva, a Tatiana Santin
e a Cristiane Lichinski, além, claro, da minha mãe, são as prendas que mais me
 inspiram porque foi nelasque encontrei o otimismo, o direcionamento, o conhecimento
e a força para enfrentar inúmeros desafios que surgiram ao longo do caminho.

Prendas da 19ª Região Tradicionalista, 2013/2014

O segredo da minha preparação foi a partir da inspiração e da dedicação 
das pessoas que estavam ao meu lado, saber conciliar as diversas atividades 
que como qualquer menina da minha idade realizo: escola (URI), ballet, 
jazz, canto e violão... Também fui iluminada porque em cada obstáculo surgia
um amigo que sabia me ensinar, me conduzir... Deixar um pouco de lado a
diversão para o estudo e a preparação é inevitável, mas gosto muito de
 tudo isso e, portanto, não foi nenhum sacrifício.
Depois de 44 anos de existência deste concurso pela primeira vez a 
minha região conquista o 1º lugar na Ciranda Cultural de Prendas e 
isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade. Espero que o amor que sinto 
pelo Rio Grande do Sul se expanda de tal forma que outras prendas de todo 
o Estado se sintam motivadas a concorrer e se tornem minhas sucessoras, 
mostrando toda a cultura da nossa terra, a ternura das meninas prendas e a 
garra típica do povo gaúcho. A Ciranda Cultural, sem dúvida, abre horizontes 
e nos mostra a grandiosidade do Rio Grande amado. 
Minha expectativa é poder visitar as diversas regiões tradicionalistas, 
desenvolvendo projetos que fortaleçam o Movimento Tradicionalista Gaúcho 
e despertem nas crianças e jovens o gosto pelo tradicionalismo,
 para que estes descubram dentro de si que nosso passado de luta e glórias nos 
chama para o compromisso de honrarmos o nome GAÚCHOS!

Recepção após a conquista da faixa de 1ª Prenda Mirim do RS

Não posso deixar de registrar o meu agradecimento a todos, especialmente 
pelo carinho com que fui recepcionada, pelo desfile no caminhão do corpo 
de bombeiros ao lado do peão que conquistou esse título comigo, Felipe Jacuboski, 
pelo apoio do nosso atual coordenador Sr. Ramão do Prado, do coordenador 
do ano anterior Sr. Zulmir Sotoriva, do conselheiro benemérito do 
MTG Sr. Aldo de Assis Ribeiro, do conselheiro Airton Calheiro, e do patrão 
do CTG Sentinela da Querência/Erechim Sr. José Hermes. 
Agradecer também pelas inúmeras mensagens no face, pelo reconhecimento 
da imprensa de todo o Estado, enfim por ser tão valorizada... 
Valeu cada esforço, cada palavra, cada minuto... Também, quero parabenizar 
toda a gestão estadual anterior, especialmente a Ana Soccol que tão bem representou 
a categoria mirim, além de ter sido muito receptiva, carinhosa e especial, 
UMA ETERNA PRIMEIRA PRENDA ESTADUAL: Obrigada Ana!
Peço ao Patrão Celestial que me ilumine nesta jornada que é cheia de 
compromissos Estado afora e que eu consiga honrar o meu cargo levando sempre a 
simplicidade, a cultura, as mais genuínas tradições Rio Grandenses e os 
valores que nos diferenciam dos outros povos.
Quero que me vejam como a si próprios, pois hoje represento todos nós, 
represento esse Estado onde cantamos nosso hino orgulhosamente e 
anunciamos que somos gaúchos! Para as meninas que amam este chão e que 
sonham um dia também representá-lo deixo a seguinte mensagem:

'Se as coisas são difíceis, inatingíveis...
Ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que triste seriam os caminhos se não fosse
A presença distante das estrelas!'

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO RIO GRANDE!!!
Com carinho, Laura Laís Durli,
1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul."

Nenhum comentário:

Postar um comentário