segunda-feira, 25 de abril de 2016

2º Guri Farroupilha do RS - Ramiro Grethe Bregles

Bom dia, segunda-feira!
Semana começando com chuva, frio está pra chegar...
Mas por aqui os corações continuam quentinhos, aquecidos pelo carinho de vocês!

E hoje iniciamos a semana conhecendo um pouco mais sobre a trajetória tradicionalista dele, que a poucos dias conquistou o encargo de 2º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul, Ramiro Grethe Bregles.


“Te aprochega meu amigo...
Vem tomar um chimarrão
Que esta erva é de Carijo
Cevada de coração!”

"Saudações Tradicionalistas a todos os leitores do Blog Cantinho Gaúcho, sou 
Ramiro Grethe Bregles, o 2º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul 2016/2017 e 
é com grande satisfação que conto um pouco da minha trajetória tradicionalista
 até então. Tenho 17 anos de idade e já conclui o Ensino Médio Politécnico. 
Sou natural de Palmeira das Missões, a filha dos ervais, que tem como 
principal economia a agricultura, terra do primeiro trovador do nosso Movimento, 
o Provisório Wilmar Wink de Souza, terra que canta o Rio Grande através do 
Carijo da Canção Gaúcha, um dos maiores festivais de música 
nativista da América Latina, Patrimônio Cultural do Estado, 
enfim, venho da terra que te oferece a melhor erva pra o mate!

Entrei para o Movimento no ano de 2003, com 5 anos de idade, participando 
da invernada Pré-Mirim do Centro de Tradições Gaúchas Galpão da Boa Vontade.
De lá pra cá fui subindo de categoria nas invernadas artísticas conforme a 
idade e participando de diversos rodeios artísticos. Com a invernada juvenil 
de minha entidade, participei em 2011, 2012, 2013 e 2014 do 
Juvenart e na Invernada adulta em 2014 e 2015 do Enart Força B. 
Neste período sempre com apresentações e rodeios.

CTG Galpão da Boa Vontade e
17ª RT presentes no 28º Entrevero Cultural de Peões

Foi no ano de 2010 que a convite da coordenadora artística da minha entidade, 
realizei o concurso interno de Guri Farroupilha, onde conquistei o encargo de 
Guri Destaque Artístico e Cultural do CTG Galpão da Boa Vontade. 
Apesar de ter “perdido” para um dos concorrentes, eu defendi meu nome e 
o nome de minha entidade durante todo o ano, concorrendo e me
 tornado o Guri Farroupilha da 17ª Região Tradicionalista em 2011. 
Então mesmo que você não alcance seu total objetivo, não desista, 
vencedor não é aquele que sempre vence, mas sim aquele que nunca 
para de lutar. No ano de 2012, fui até a serra gaúcha, Garibaldi era a anfitriã 
do 24º Entrevero Cultural de Peões. Foi um aprendizado e tanto, 
digo que foi ali que despertou, verdadeiramente, o desejo de me tornar um 
representante estadual. Novamente voltei a concorrer na entidade e região e 
fomos até as Missões na cidade de Giruá para mais uma vez participar 
do Entrevero Estadual. Não era este o momento, Deus guardava novas 
alegrias para serem vivenciadas por mim. E aí vem o que todos me perguntam: 
Como você conseguiu concorrer 3 vezes na mesma categoria? 
Pois é, foi assim, após o Entrevero de Giruá, na Convenção Tradicionalista, 
foi aprovado que a categoria Guri aumentaria de idade, igualando-se com as 
prendas Juvenis, pelo acréscimo da categoria Piá. 
Foi aí que logo após esta notícia eu decidi voltar ao palco do Entrevero pois 
Deus me dera uma nova oportunidade. Por isso tenha fé, acreditando 
naquilo que te faz bem e alcançará seus mais 'impossíveis' objetivos. 
Estes foram meus cargos até então:

- Guri Destaque Artístico/Cultural CTG Galpão da Boa Vontade 2010/2011
- Guri Farroupilha 17ª Região Tradicionalista 2011/2012
- Guri Farroupilha CTG Galpão da Boa Vontade 2012/2013
- Guri Farroupilha 17ª Região Tradicionalista 2013/2014
- Guri Farroupilha CTG Galpão da Boa Vontade 2014/2015
- Guri Farroupilha 17ª Região Tradicionalista 2015/2016

Prova Artística no 24ª Entrevero Cultural de Peões, em Garibaldi, 2012

Prova Campeira no 26º Entrevero Cultural de Peões, em Giruá, 2014

Nesses poucos anos de tradicionalismo, pois muitos ainda quero vivenciar,
 eu tive o apoio de diversas pessoas, as quais não cito nenhuma pelo fato 
de serem muitas e eu acabar esquecendo-me. Minha entidade 
sempre muito participativa nesta trajetória, fazendo de tudo para o bem 
do tradicionalismo, e não ao contrário a 17ª Região Tradicionalista que sempre me apoiaram.
Nesta última preparação foi tudo diferente, findava o terceiro ano e a correria 
para passar em algum vestibular. Em janeiro, meus pai insistiram para que 
eu não participasse mais do estadual, pois deveria me doar para os estudos 
escolares e também pelo fato de eu já ter tentado duas vezes e não ter conseguido, 
porque também quem mais sofre com isso são nossos pais. Mas como eu tinha 
muito apoio da minha família tradicionalista eu disse que como já era regional, 
apenas um passo me distanciava do encargo estadual. Já tinha o não como 
resposta, fui em busca do sim. Conciliar o cursinho pré-vestibular em dois turnos 
e me preparar para o Entrevero no último mês não foi fácil e aliás, nada que 
é tão bom conseguimos fácil. Para isso abdiquei do aparelho celular, o que 
nos dias de hoje nos tira muita a atenção e cada vez mais o coração apertava com 
a aproximação da data do Entrevero. Para tudo se tem um tempo, basta você querer mais. 

Prova Artística no 28º Entrevero Cultural de Peões, 
em Portão, 2016

Prova Campeira no 28º Entrevero Cultural de Peões, 
em Portão, 2016

A 28ª edição do Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, 
ficará, como as outras, para sempre na retina dos meus olhos, porém nesse ano 
eu estava focado e com o real sentimento e dever do que estava fazendo em Portão. 
Cantei minha terra, meu carijo, minha Palmeira, o que me orgulha em ter nascido 
na terra da melhor erva-mate do mundo, símbolo da hospitalidade deste povo, 
que levarei comigo em todos os eventos, a cara alegre e a erva boa. 

Agora este coração pulsa mais forte, pois do lado esquerdo do peito trago o 
dever de bem representar todos os Guris Farroupilhas do nosso Estado. 
Espero que seja um ano de muitas amizades e compromissos com o Movimento. 
Desejo a todas as prendas concorrentes da próxima Ciranda muita calma, pés no chão 
e façam tudo com grande satisfação, os Peões do RS 16/17 estão esperando para 
formar esta gestão para trabalharmos em prol deste Cinquentenário Movimento. 

No resultado do 28º Entrevero Cultural de Peões, 
quando conquistou o encargo de 2º Guri Farroupilha do RS

A todos os peões, guris e piás que desejam um dia representar o Movimento, 
digo que abdiquem de algumas tarefas e jamais desistam, tenham muita fé, 
seja qual for sua crença, a fé vem de cada um. Os exemplos estão aí e é claro 
que nenhuma história é igual a outra, mas sempre temos algo para aproveitar. 
Na vida não podemos parar, quem para vai ficar pra trás, o nosso Movimento é 
para frente, mais 50 anos virão e eu estarei quem sabe contanto deste 
momento para as futuras gerações. 

Um grande abraço do 
2º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul 2016/2017

Contatos
Fone: (55) 8422-7465"

Muito obrigada pela sua participação aqui no Cantinho, Ramiro!
Parabéns por sua determinação e coragem, e por tudo que conquistastes nestes anos de tradicionalismo.

Um forte abraço, e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário