segunda-feira, 25 de julho de 2016

3ª Prenda Mirim do RS - Isabella Nunes da Silva

Hoje vamos conhecer a história tradicionalista de Isabella Nunes da Silva, que no final de maio, na cidade de Passo Fundo, conquistou o título de 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul na 46ª Ciranda Cultural de Prendas.


"Sou Isabella Nunes da Silva, tenho 11 anos, curso o 6º ano do Ensino Fundamental 
do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, sou natural do 
município de Tramandaí, o qual também resido hoje. Represento o Centro de 
Tradições Gaúchas Estância da Serra do município de Osório e a 
23ª Região Tradicionalista, localizada de Torres (litoral norte) até Tavares. 
Eu pertenço a este CTG desde que nasci e concorro desde os meus 4 anos de idade, 
concorrendo como Bonequinha do CTG (duas vezes), após Bonequinha
 da 23ª Região Tradicionalista, após Prenda Pré-Mirim do CTG e Prenda
 Pré-Mirim da 23ª RT. Depois participei do concurso interno do meu CTG como 
Prenda Mirim, e como tinha conquistado o título da minha entidade 
fui participar da Ciranda Regional em busca do título de 1ª Prenda Mirim 23ª RT, 
o qual conquistei, e então o título de 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul.

Como 1ª Prenda Mirim da 23ª Região Tradicionalista,
gestão 2015/2016

Me espelho muito em minha mãe, ela não foi Prenda Estadual mas participou duas
 vezes, ficando em 4º lugar. Ela dança desde os 6 anos de idade e sempre me
 incentivou a participar do tradicionalismo. Desde que eu comecei a concorrer sabia
 que tinha um Concurso Estadual de prendas e que só participavam três categorias: 
Mirim, Juvenil e Adulta (nessa época era bonequinha), e como era muito pequena 
achava que não iria conseguiu chegar lá como Prenda Mirim, mas sempre tive 
esse sonho de conquistar um título Estadual de Prenda Mirim e futuramente Juvenil e Adulta. 
Quando participei da ciranda interna, disse para minha mãe e minha avó que iria 
concorrer a Prenda Regional Mirim e depois se eu ganhasse eu iria para o Estado 
com certeza. Assim, com o sonho de conquistar um título estadual desde pequena, 
que hoje estou aqui falando sobre minha história como 3ª Prenda Mirim do 
Rio Grande do Sul 2016/2017. 

Recebendo a faixa de 3ª Prenda Mirim do RS, gestão 2016/2017

Este sonho que eu tinha precisava de muito trabalho, 
estudo, dedicação, comprometimento, responsabilidade, paciência e tempo. 
Um sonho que pra alguns é apenas um pedaço de couro que nós carregamos,
 mas que para as prendas não é a faixa de couro que temos, mas sim o título
 que conquistamos. Temos várias etapas no concurso, a primeira coisa que 
temos que apresentar é o relatório de atividades que constam os eventos e 
os projetos que realizamos. Depois, no primeiro dia do “sonho”, temos a prova
 escrita com determinados assuntos que o Movimento Tradicionalista Gaúcho 
nos propõe que são: História do Rio Grande do Sul, Geografia do Rio Grande
 do Sul e Tradição, Tradicionalismo e Folclore. Após, temos a Mostra Folclórica 
o qual as prendas Mirins apresentaram sobre brinquedos de ontem e de hoje,
 e reciclados. Depois tivemos a prova artística e oral o qual nós tivemos que 
falar sobre um tema livre (as mirins), dançar, cantar, declamar ou tocar. 
A Mostra Folclórica, nós a montamos através de entrevistas que realizei, 
nos 23 municípios que formam a minha região, totalizando 92 entrevistas, 
e ainda de pesquisas bibliográficas. A prova oral eu fiz sobre uma viagem pela minha
 região, e a prova artística eu tive ensaios com instrutores de danças, 
expressão corporal, dicção e interpretação para a dança tradicional (pezinho) e a dança de 
salão (chote figurado). Eu acho que o segredo para realizar as etapas e conquistar 
o título é QUERER, se você não quiser, você não vai realizar o necessário,
 agora se quiser vai correr atrás e deixar tudo de lado por aquilo. 

Prendas do Rio Grande do Sul em dia de fotos oficiais no MTG

Durante a minha gestão espero participar dos eventos estaduais e de tudo que for convidada,
 e espero passar o meu conhecimento para os jovens através de palestras e 
conversas informais. Um frase que gostaria de deixar para as prendas que sonham 
com esses títulos e que levo comigo sempre, de autoria de Fernando Pessoa que é: 
TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA.

Com carinho,
Isabella Nunes da Silva"

Parabéns pela sua história Isabella. Fico muito feliz em receber a tua trajetória tradicionalista aqui no blog, e deixar este lindo exemplo para nossos leitores.

Obrigada pela participação.
Um grande beijo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário