quarta-feira, 20 de julho de 2016

Diretrizes para a Pilcha Gaúcha - Parte 2

DIRETRIZES PARA A PILCHA GAÚCHA
MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO

DA PILCHA PARA ATIVIDADES ARTÍSTICAS E SOCIAIS:
Indumentária a ser utilizada nas atividades cotidianas, apresentações artísticas e participações sociais, tais como bailes, congressos, representações, etc.

PRENDA MIRIM


A – VESTIDO
1 - Modelo: Inteiro e cortado na cintura ou com cintura baixa. Barra da saia pode ser de 5 a 6 cm acima do tornozelo ou até meia – canela. Os cortes podem ser godê, meio godê, franzido com ou sem babados, ou em panos.

2 – Mangas: longas, três quartos ou abaixo do cotovelo, admitindo-se pequenos babados nos punhos, sendo vedado o uso de “mangas boca de sino” ou “morcego”. No verão podem ser curtas, arrematadas com babadinhos. 

3 – Decote: pequeno, podendo ter gola ou não. 

4 – Enfeites: não sobrecarregar, a fim de evitar a desfiguração dos modelos. Optar pelos motivos florais delicados e miúdos. Podem ser usadas rendas, bordados, fitas, passa-fitas, gregas, viés, transelim, crochê, nervuras, plisses, favos. É permitida pintura miúda, com tintas para tecidos. Não usar pérolas e pedrarias, bem como os dourados ou prateados e pintura à óleo e purpurinas. 

5 – Tecidos: lisos ou estampados miúdos e delicados, de flores, listras, petit-poa e xadrez. Podem ser usados tecidos de microfibra, crepes, oxford. Não serão permitidos os tecidos brilhosos ou fosforescentes, transparentes, slinck, lurex, veludo, rendão e similares. 

6 – Cores: delicadas, suaves e claras, evitando as cores cítricas, o marrom, o marinho, o verde escuro, o roxo, o bordô, o pink e o azul forte.. Os vestidos na cor branca são usados por noivas e debutantes. Não usar preto, nem nos detalhes, nem as combinações nas cores das Bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil.

B - SAIA DE ARMAÇÃO 
1 - Cor: branca.

2 - Modelo: leve e discreta. Se tiver babados, eles devem se concentrar no rodado da saia, para evitar o excesso de armação. O comprimento deve ser inferior ao do vestido.

C - BOMBACHINHA
1 - Tecido: leve, admitindo enfeites de rendas discretas.

2 - Cor: branca.

3 - Modelo: comprimento abaixo do joelho, sempre mais curto que o vestido 

D – MEIAS
Longas o suficiente para não permitir a nudez das pernas. Na cor branca ou bege.

E – SAPATILHA
1 - Cores: preta, branca, bege e marrom. 

2 - Modelo: sem salto (1 cm ou 2,5 cm); com a tira sobre o peito do pé, que abotoe do lado de fora. 

F – CABELOS 
Soltos ou semi-presos, enfeitados com fitas. 

G - MAQUIAGEM 
Vedada para categoria mirim 

H – JÓIAS 
Brincos e anel delicados, de jóias ou semi-jóias. 

I - OBSERVAÇÕES 
Não é permitido o uso de relógios, colares, pulseiras, brincos de plásticos coloridos ou similares. 

TRAJE PEÃO MIRIM 

A indumentária para a Peão Mirim segue as mesmas diretrizes da pilcha para o peão adulto com as ressalvas a seguir: Para dançar em palcos, festivais, rodeios artísticos, os peões dos grupos de danças da categoria mirim não usam esporas, chapéu, pala e faca. 
Segundo Paixão Cortes (Ponto e pesponto) as crianças não devem usar nada que prive seus movimentos naturais de crianças. Devem ser retirados [......] “ penduricalhos, cujo o peso da roupa, prive que as crianças se movimentem, infantilmente".

Fonte: Site do MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário