terça-feira, 12 de julho de 2016

Paixão Cortes completa 89 anos no dia de hoje

Hoje é dia de festa!
Dia de comemorar mais um ano de vida de um dos maiores expoentes do tradicionalismo gaúcho, João Carlos Paixão Cortes.


Ele, que completa seus 89 anos no dia de hoje, nasceu em Santana do Livramento, em 12 de julho de 1927. É pesquisador, folclorista, escritos, cantor, ensaísta.
Ainda jovem estudante, numa iniciativa pioneira, liderou a fundação do Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, e acendeu a primeira Chama Crioula, naquela Semana Farroupilha de 1947.
Esse movimento estudantil, liderado por Paixão Cortes e Barbosa Lessa, unindo-se a outro, comandado por Glaucus Saraiva e Hélio José Moro, fundou em 1948, o "35 Centro de Tradições Gaúchas", o primeiro CTG organizado.

Paixão Cortes redescobriu e retomou grande parte das danças gaúchas e suas coreografias, percorrendo, com Barbosa Lessa, todo o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.
Em 1956, em parceria com Barbosa Lessa, publicou o Manual de Danças Gaúchas, verdadeiro guia do gênero, e com a mesma participação, em 1975, publicou Danças e Andanças da Tradição Gaúcha.

De certo, esta é apenas uma pequena retomada de tudo o que este grande mestre das tradições gaúchas nos legou. Temos todos certeza de que seus méritos e histórias em prol do nativismo e folclore de nosso Estado estão enraizadas em seu nome, que será eternamente conhecido.

Só temos a desejar muita saúde, e muitos anos de vida pra este a quem devemos tanto.
Obrigada por tudo. Obrigada por cada pedacinho desta história que é tão sua, e que hoje perpetuamos dia após dia em nossa vivência tradicionalista.

Com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário