quarta-feira, 13 de julho de 2016

Rio Grande do Sul é o estado com maior número de municípios turísticos

Gramado é uma das três cidades gaúchas na categoria A conforme o Ministério do Turismo
Foto: Genaro Joner /Agencia RBS

O Rio Grande do Sul passou a liderar o ranking dos estados com maior número de municípios considerados turísticos no Brasil. Apesar disso, houve redução de 467 para 294 cidades gaúchas com esta classificação.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta terça-feira (12). No último levantamento, de 2013, a liderança ficou com São Paulo - que tinha 645 municípios considerados turísticos.

Acesse o Mapa do Turismo Brasileiro

A classificação é dividida em cinco categorias, de A a E, conforme a relevância da cidade. Ficam nas categorias mais elevadas os municípios com maior número de empregos formais na rede hoteleira, número de estabelecimentos hoteleiros, fluxo doméstico e fluxo internacional.

Três cidades gaúchas estão na categoria A: Gramado, Porto Alegre e Torres. As duas maiores cidades da Serra, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, estão na categoria B. Já Farroupilha está na categoria C.

Na Região das Hortênsias, Gramado ocupa a categoria A, Canela está na B, e Nova Petrópolis, na C.

Mapa do Turismo Brasileiro

A classificação como cidade turística está ligada ao recurso destinado para projetos na área, com contrapartida de estados e municípios. No Brasil, são 1.170 cidades a menos do que no ranking de 2013. São 2.175 localidades hoje, contra 3.345 daquele ano.

A redução pode ser explicada pela diminuição dos recursos em todas as esferas. No Ministério do Turismo, conforme o diretor de ordenamento, Rogério Cóser, houve queda de 80% em 12 anos, entre 2003 e 2015.

Para ser incluída na lista, a cidade precisa ter um órgão ligado à atividade como, por exemplo, uma secretaria municipal, e recursos específicos previstos em lei orçamentária. Segundo Cóser, a definição dos municípios ainda passa pelas administrações estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário