quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Turismo do Rio Grande do Sul - Região das Missões

Bom dia!!!

Continuamos por aqui na sequência de postagens sobre Turismo no Rio Grande do Sul, sendo esta a terceira parte das publicações.
As primeiras foram: Serra Gaúcha e Litoral Norte.

Hoje trago pra vocês algumas fotos e informações sobre a Região das Missões, tão importante e visitada por toda a história que carrega consigo.

Região das Missões

A Região das Missões está localizada a noroeste do Rio Grande do Sul é composta por 46 municípios que são divididos em duas grandes rotas: Missões e do Rio Uruguai, que não coincidem com as micro-regiões. Um dos seus atrativos mais conhecidos são as ruínas jesuíticas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983.
  • Rota das Missões
Andar pelas Missões é reviver a saga dos jesuítas que, em 1609, atravessaram o mundo para conviver com os guaranis dentro dos princípios da fé cristã. Fazem parte desta rota, os municípios: Bossoroca, Catuípe, Cabaité, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Ijuí, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador,  Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.

Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo

O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizado no pequeno município de São Miguel das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil.
O sítio, comumente chamado de ruínas de São Miguel das Missões, foi declarado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, juntamente com as ruínas no lado argentino de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, desde 1983.

Museu das Missões

O museu foi construído com elementos construtivos e materiais provenientes das ruínas, e de maneira similar a um alpendre missioneiro. Inicialmente imaginado como um simples abrigo aberto para as obras de arte, o Museu recebeu pouco tempo após sua inauguração um fechamento de painéis de vidro transparente, igualmente proposto por Lucio Costa.
Em certos escorços, o Museu é um enquadre transparente das ruínas; em outros, é ele próprio, opaco, a peça principal, desinteressada, do gozo artístico.

Espetáculo Som e Luz

O Espetáculo "Som e Luz", através do qual é possível compreender como surgiram, desenvolveram e foram destruídos os 7 Povos das Missões. Com duração de 48 min., é apresentado diariamente ao anoitecer. Vários atores famosos fazem parte do espetáculo como: Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira, Armando Bógus, Maria Fernanda entre outros.

Igreja Matriz de São Borja

Construída no século XX no lugar de uma jesuítica, mantém algumas referências daquela época. Trata-se de um projeto que lembra três ocas indígenas do maior de todos os arquitetos brasileiros, senhor Oscar Niemeyer.
  • Rota do Rio Uruguai
A Região oferece a prática do lazer náutico e da pesca no Rio Uruguai, além de diversos eventos. Em todas as cidades há características da colonização europeia predominando as etnias alemã, italiana, polonesa, russa e portuguesa, evidenciadas na gastronomia e nos costumes. Como curiosidade citamos Cândido Godói, conhecida como a Capital Mundial de Gêmeos pelo elevado número de nascimentos gêmeos e com a sua fonte de fertilidade.
Fazem parte desta rota, os municípios: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godoi, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária,
Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

Balneário do Rio Uruguai, em Doutor Maurício Cardoso

Os Balneários do Rio Uruguai, nos municípios de Alecrim, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá e Porto Vera Cruz, proporcionam passeio de barco, pesca e esportes náuticos.

Parque Lago Azul - Santo Cristo

O Lago Azul Parque Hotel de Santo Cristo é o mais antigo e tradicional parque de entretenimento do noroeste gaúcho. Considerado um dos maiores parques aquáticos temáticos do RS.
Localizado entre duas das maiores atrações turísticas do sul do Brasil, as ruínas de São Miguel e o as Cataratas do Iguaçu, o parque disponibiliza um novo conceito de turismo de lazer e familiar.
A perfeita harmonia entre natureza, emoção e conforto.

Memorial Casa da Xuxa - Santa Rosa

A casa onde Maria da Graça Xuxa Meneghel morou nos primeiros anos de sua vida foi adquirida pela Prefeitura Municipal em 2002 e restaurada como memorial em abril de 2002, por ocasião da 14ª Fenasoja.
Na mesma encontram-se fotos, documentos e objetos usados por Xuxa. Também foi desenvolvido o Projeto: “Mural em Parede: No Reino Encantado da Xuxa”. A história da “Rainha dos Baixinhos” e seus personagens infantis. Do outro lado da rua, no canteiro central, duas pequenas naves, para tornar o local mais encantado.

É isso pessoal! Esses são apenas alguns destaques turísticos.. mas existem muitos outros lugares para visitação, que são tão bonitos quanto.
Espero que estejam gostando desta série de postagens... porque eu estou adorando conhecer ainda mais o nosso Estado, que é tão lindo!

Um forte abraço a todos.. e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário