sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Turismo no Rio Grande do Sul - Serra Gaúcha

Bom dia, sexta linda!
Com esse sol esplêndido no dia de hoje, me animei a trazer pra vocês algumas dicas e informações sobre o turismo em nosso Estado. Como muitos de vocês devem ter visto, no mês passado eu estava de férias, e junto de meu noivo e alguns amigos, fui passear na Serra Gaúcha.
E como nosso Rio Grande do Sul é lindo, muito lindo!!! Apaixonante!

O post de hoje vai ser especial sobre a serra gaúcha, com fotos e dicas muito bacanas de alguns passeios imperdíveis!

Serra Gaúcha

Uma das regiões mais encantadoras do país e a mais charmosa do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é considerada um dos destinos mais procurados por brasileiros e turistas de todo o mundo.
O clima é atraente durante todo o ano. No verão, seus atrativos naturais, como cascatas e cachoeiras são o principal chamariz além de estarem associados à pratica de vários esportes ao ar livre como o rafting, a tirolesa e a canoagem.
No inverno, o friozinho é um belo convite para curtir a diversificada estrutura hoteleira e gastronômica e tem seu ponto alto quando neva. Municípios como Gramado e Canela são os mais visitados.
A Serra Gaúcha é dividida em cinco micro regiões, cada uma delas com um diferencial perfeito para atrair novos turistas.

  • Vale das Hortênsias 
A mais visitada por turistas de todo o mundo é a região das Hortênsias, onde estão localizadas as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, cenários dignamente comparados às paisagens europeias, devido a forte presença dos traços da colonização alemã e italiana e ainda Picada Café e São Francisco de Paula.

Lago Negro - Gramado

Inicialmente chamava-se de Vale do Bom Retiro. 
Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro. 
Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Um caminho de saibro contorna o lago e serve de trilha para caminhadas. 
A maior atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes, no qual os turistas se divertem passeando por todo o lago.

Praça das Etnias - Gramado

A Praça das Etnias, é uma homenagem às três culturas responsáveis pela colonização de Gramado: italiana, alemã e portuguesa.
Curta essa praça, recentemente remodelada. Ela apresenta habitações do gramadense interiorano, ricamente reconstruídas, e você pode adquirir pães, cucas, salames e outras delícias coloniais.

Mundo Encantado - Gramado

Mundo Encantado é um Parque Temático inaugurado no final de 2003, mostra a história de Gramado através de miniaturas que encantam crianças e adultos de todas as idades.
Imperdível para todos que visitam Gramado é se encantar nos 7 cenários do parque, cenários que remetem a um mundo mágico que nos faz voltar no tempo, com muita riqueza de detalhes, podemos ver cachoeiras, paisagem natural, serrarias, vinícolas, moinhos, marcenarias, casas típicas italianas e alemãs e as 2 réplicas do trem maria fumaça que ligava nossa região com Porto Alegre.
E a partir de julho de 2013, contamos com novidades, 3 cenários novos com réplicas atuais de Gramado e região, Igrejas de Gramado e Canela, Prefeitura, Casa Knorr, Vale do Quilombo, Pórticos da cidade, Festival de Cinema, Casa do Major Nicoletti, Cânion Itaimbezinho, Centro de Informações turísticas, Cascata do Caracol dentre outras.
Tudo isso em miniatura esperando você para muitas fotos, venha se encantar também.

Reino do Chocolate - Gramado

O Reino do Chocolate é o 1º espaço temático de chocolate do Brasil, foi inaugurado em 2008 pela empresa Caracol Chocolates. Quem recepciona você é um enorme coelho de chocolate, o maior do mundo, esse doce coelhinho já entrou no Guiness Book, ela pesa 1.640 quilos e tem 2,95 de altura, mas não vale querer tirar uma lasquinha dele…
O visitante poderá conhecer um pouquinho da história do chocolate através de um passeio dentro do Reino em uma área de 1,6 mil metros quadrados. Crianças e principalmente adultos ficaram com água da boca.
Você também poderá conhecer a Mini Fábrica, onde é feito a produção do chocolate em tempo real. Na cafeteria, algumas das poltronas são em formato de xícaras e as mesas, tabletes de chocolate.

Gramadozoo - Gramado

Com a proposta de agregar ao turismo da Serra, Gramadozoo contempla bem-estar animal, pesquisa, educação ambiental e entretenimento
O Brasil ganhou um novo zoológico, o Gramadozoo. O parque da Serra Gaúcha, no entanto, não é apenas um espaço turístico recreacional. Em funcionamento desde setembro de 2008, o Gramadozoo traz um novo conceito para o segmento. Bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental são os pilares que norteiam as atividades do empreendimento. No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies.
Com alta preocupação ambiental e enquadrado na categoria A do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), o Gramadozoo inova também ao apresentar animais exclusivamente da fauna brasileira, que possui a maior biodiversidade do planeta. Atualmente, vivem no parque 1.500 animais.

Cascata do Caracol - Canela

A Cascata do Caracol é o maior simbolo natural da cidade e um cartão postal. O parque fica a sete quilômetros do centro possui 25 hectares de área.
Tem uma queda livre de 131 metros e há uma escada ecológica com 927 degraus que leva até a base da cascata. A água percorre por uma formação basáltica, até despencar do topo. Acima da base há um espaço para admirar o mirante. Fica a mais de 150 metros.
Essa beleza tem sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Canela, que recebe anualmente mais de 2.500.000 turistas.
O Parque do Caracol tem placas indicativas e é fácil passear seguindo as setas indicativas que proporcionam escolher o roteiro interno no parque.

Catedral de Pedra - Canela

A Catedral de Pedra de Canela, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo portal de noticias Terra. Após a eleição, ela ganhou um sistema de iluminação externa. A noite quando as luzes são acessas, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, uma vista deslumbrante para os moradores e turistas de Canela.
Na época que antecede o Natal, a Catedral de Pedra ganha uma decoração esplêndida, momento marcante é a descida do Papai Noel do alto da torre da Catedral. 
Esse momento é aguardado por milhares de turistas que estão na cidade de Canela.

Alpen Park - Canela

O Alpen Park está situado a três quilômetros, ou cinco minutos, da Catedral de Pedra em Canela. São 60.000 m² de área verde que proporcionam ao visitante um visual inesquecível.
Tendo seu funcionamento desde 2003 com o equipamento importado da Alemanha, o Alpine Coaster, o parque iniciou seu desenvolvimento. O brinquedo que é âncora, denomina-se Trenó, uma vez que substitui os trenós de neve muito utilizados na Europa. Nele o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade. Atualmente são sessenta toneladas de equipamentos e 37 trenós disponíveis que geram um passeio de aproximadamente cinco minutos ao visitante.
Para os amantes de aventura e emoções, o Alpen Park oferece também uma variedade de atrativos que fazem a adrenalina falar mais alto, como a Torre de Rapel, Muro de Escalada, Arvorismo, Tirolesas, Quadriciclo, Simulador Mini Rider 2, Super Salto, Mini Golfe, Alpen Race , Alpen Kids e Alpen Car. Quem é ligado em novas tecnologias, não pode deixar de conferir incríveis atrações, como o Cinema 4D com seus efeitos especiais e sensoriais, e ainda o Alpen Interactive, onde os participantes interagem com jogos apresentados em 5D, ambos pioneiros na América Latina.
Em 2012, o Alpen Park inaugurou a Alpen Blizzard, a maior montanha-russa em aço do estado. Com um percurso de 438 metros e chegando a uma altura de 15 metros, ela alcança uma velocidade média de 55 km/h. O passeio, de aproximadamente três minutos, proporciona para os visitantes momentos de adrenalina e diversão, além de possibilitar uma vista indescritível, já que o parque está localizado no topo de um vale de montanhas que corta a Serra Gaúcha. Esta é uma atração surpreendente para crianças e adultos e um dos brinquedos mais radicais do complexo.
O parque funciona diariamente das 9h às 18h. Importante ressaltar que em dias de chuva a diversão é garantida em nossas atividades cobertas.
Não há cobrança de ingressos para o parque, apenas de estacionamento. As atividades são cobradas conforme sua escolha. Os atrativos são para todas as idades, basta gostar de aventura, emoção e momentos inesquecíveis.

Florybal - Canela

Inaugurado em Dezembro de 2011, o Parque Florybal remete você aos tempos da pré historia. Um mundo onde a magia está espalhada em 67 mil metros quadros de área verde.
O Parque Florybal possui atrações para todas as idades, crianças e adultos ficarão embevecidos nessa Terra Mágica.
Dentro do Parque Florybal as crianças vão se encantar com os mais de mil esculturas de bonecos gigantes, dinossauros, guardiões da floresta, índios, sereias, duendes, gnomos, fadas, deusas, homens das cavernas, camelos, pinguins, macacos e gorilas, araras e gaviões, réplicas de dinossauros e mamutes em tamanho real, além de personagens bíblicos.
Ao entrar no Parque Florybal, você será recepcionado pelo Gigante Semeador, uma escultura de um boneco com 15 metros de altura, que segura em sua mão esquerda uma semente de cacau, que remete ao chocolate, e em sua mão direita carrega o mundo Mágico Florybal, mas isso você só ira descobrir quando entrar no Parque Florybal.

Labirinto Verde - Nova Petrópolis

O Labirinto Verde fica dentro da Praça das Flores (Praça da República) e está localizada no centro de Nova Petrópolis, cidade típica alemã da Serra Gaúcha.
É um desafio achar o centro do labirinto, e quando chega, há uma espécie de pódio feita de cimento para você registrar o momento. A saída é outro desafio. É uma diversão para todas as idades. O Labirinto faz a diversão das crianças, que se perdem entre os ciprestes com 2 metros de altura, cortados como cerca viva, e plantados em círculos.
Na praça, ainda há um belo jardim e uma lojinha de souvenir com artigos do artesanato local.
A cada três meses é podado as mudas, para o cipreste crescer forte. O Labirinto tem 26 metros de diâmetro, com 1.700 mil mudas de ciprestes plantadas.
Quem esta de passeio pela Serra Gauchas não pode perder esta atração. No centro do labirinto é comum ver turistas tirando fotos para registrar a a conquista.
Acesso fácil, grátis, com estacionamento e banheiros públicos no local. A praça é bem florida, os jardins são bem coloridos, é realmente encantador.

Lago São Bernardo - São Francisco de Paula

Cartão postal de São Francisco de Paula, o lago fica próximo ao centro, com uma extensão de 1.900 metros, profundidade média de 5 m e despoluído. 
As margens são ajardinadas e cercadas de árvores e pinheiros. Tem sido usado para prática de esportes aquáticos. Local ideal para caminhadas. Visitação permanente e gratuita.

Parque das Cachoeiras - São Francisco de Paula

Situado a aproximadamente 4 quilômetros do centro da cidade, o parque tem acesso razoável por estrada de terra. É cercado por oito Cerros, sendo o mais destacado o Cerro da Solidão. Na reserva, uma estrada de chão conduz a 6 grandes cascatas, além de várias outras menores, todas escondidas entre a Mata Atlântica. São elas: Neblina, Ronda, Remanso, Ravina, Escondida e Quatrilho. Possuindo 20 trilhas divididas em quatro roteiros, é necessário mais do que um dia para a visitação completa. As trilhas estão muito bem sinalizadas. Acesso pelo Lago São Bernardo (Estrada da Roça Nova, que liga São Chico a Rolante).

  • Vale do Paranhana
Presenteado pela natureza, o Vale do Paranhana proporciona excelentes atrativos para a prática de esportes de aventura ao ar livre, como o rafting, a canoagem, a tirolesa e o arborismo, em Três Coroas. Ali também é possível encontrar o Templo Budista Tibetano. Em Rolante e Riozinho, belas cascatas são destinos certos no verão.
Fazem parte desta região os municípios de Três Coroas, Rolante, Riozinho, Igrejinha, Parobé e Taquara.

Festival de Canoagem - Três Coroas

O Festival de Canoagem, que é uma competição de canoagem, seja ela nacional, pan americana ou mundial, é realizada no mês de novembro no Parque das Laranjeiras.

Templo Budista - Três Coroas

O Templo Budista Khadro Ling é o maior templo tibetano da América do Sul. Destino de milhares de turistas durante todo o ano, principalmente de quem procura paz interior. A visitação é gratuita de quarta a domingo. Grupos acima de dez pessoas precisam agendar.
Neste ponto não há hospedagem ou restaurante, apenas para retirantes.

Cascata da Colônia do Monge - Rolante

O nome vem da localidade onde está situada, Colônia do Monge. Quem curte trilhas ecológicas está no caminho certo e ainda há possibilidade de acampar na área. Para acessar essa beleza natural, o acesso é por estrada de chão.

Morro da Asa Delta - Rolante

A 841 metros de altitude, o Morro da Asa Delta proporciona a vista mais bela da cidade e é perfeito para a prática do voo livre. É palco de várias competições de asa delta e paraglider. O local possui câmera de monitoramento, 30 churrasqueiras e 15 mesas com bancos de concreto, quiosques, mirante e banheiros.

  • Uva e Vinho
Dos parreirais à fabricação de maravilhosos vinhos, quem chega a esta microrregião da Serra Gaúcha é encantado pela paisagem de morros, colinas, vales e rios. A uva está presente em 16 dos 28 municípios que compõe a região. Já o vinho, é possível acompanhar a forma em que é preparado e degustá-lo depois de pronto em pelo menos 83 vinícolas familiares ou empresas tradicionais da região.
Integram esta região os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Flores da Cunha, Garibaldi, Gentil, Guaporé, Marau, Monte Belo do Sul, Nova Araça, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria e Vista Alegre do Prata.

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio - Farroupilha

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha, foi construído na década de 1960. Ele substitui o antigo santuário e a capela construída em 1879, e possui uma das romarias mais tradicionais do Brasil.
Todo o mês de maio é tomado por romarias em Farroupilha. No primeiro final de semana ocorre a romaria dos ciclistas. no segundo final de semana de maio ocorre a Cavalgada da Fé, organizada pelos cavalarianos. E no terceiro final de semana é a vez dos motoqueiros expressarem sua fé. Também, em final de maio, ocorre a Romaria a pé, evento que reúne em média, acima de 250 mil pessoas.

Igreja São Pelegrino - Caxias do Sul

A Igreja de São Pelegrino é um templo Católico localizado em Caxias do Sul. Sua história está vinculada aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade, e o edifício tem várias obras de arte em seu interior, com destaque para os painéis de Aldo Locatelli.

Vinícola Cantina Tonet - Caxias do Sul

Em 1897 a Família Tonet chegou ao Brasil, trazendo da Itália a tradição no cultivo de videiras e na elaboração de vinhos. Essa arte foi passando de geração a geração, até que em 1950 iniciou-se a produção comercial dos vinhos Tonet. Com o passar dos tempos, seus produtos foram conquistando reconhecimento e colecionando prêmios e admiradores no território nacional e internacional.
A Cantina Tonet é uma empresa familiar, situada na Serra Gaúcha, que preserva os aspectos rústicos na sua arquitetura. Construída em pedras, proporciona ao visitante um encontro com o passado e com a cultura italiana trazida pelos primeiros colonizadores desta região.

Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves

Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.
Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves

Um dos mais bonitos passeios de Bento Gonçalves é o que leva à colônia São Pedro, a 13 quilômetros do Centro. O roteiro de sete quilômetros passa por 28 construções em pedra e madeira, formando um cenário que remete à região Norte da Itália. São moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate e de ovelhas, além de cantinas e capelas. Nos estabelecimentos ao longo do caminho há ofertas de produtos coloniais, como queijos, salames, conservas, doces, sucos, geléias, biscoitos, iogurtes, massas e vinhos artesanais, mate para chimarrão e produtos à base de leite de ovelha. Quem não está de carro pode fazer o percurso em um ônibus antigo - as agências de turismo da cidade organizam os passeios.

Passeio de Maria Fumaça - Carlos Barbosa / Bento Gonçalves / Garibaldi

O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.
A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.

  • Campos de Cima da Serra
Os cânions de Cambará do Sul são uma das imagens naturais mais fascinantes do Rio Grande do Sul pela sua grandeza e beleza, bem na fronteira com o Estado de Santa Catarina. Já em São José dos Ausentes o que chama a atenção são as baixas temperaturas e a neve.
Os municípios de Cambará do Sul, Bom Jesus, Esmeralda, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, São José dos Ausentes e Vacaria são os que integram esta micro região.

Cânion Fortaleza - Cambará do Sul

A 23 km do Centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é um dos mais admirados pela sua exuberância natural com paredões gigantes que lembram muralhas e que dão nome a este atrativo. Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, possui 7,5 km de extensão, 2 mil metros de largura e 1240 metros de altitude acima do mar.
O acesso ao local é feito por estrada de terra pedregosa. A visitação é auto-guiada e com condutor local.

Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul

O Cânion Itaimbezinho é um dos mais visitados por turistas de todo o mundo que procuram vislumbrar a imensidão da natureza. O nome vem do tupi guarani e significa pedra (ita) cortada (aimbé). Seus paredões possuem 5,8 km de extensão e 720 metros de profundidade. É cenário perfeito para atividades como trekking e passeios de bike.
O passeio pode ser feito tanto por cima quanto por baixo. Na parte mais alta, os visitantes podem caminhar por duas trilhas, a do Vértice e a do Cotovelo. Já por baixo, a aventura é pela Trilha do Rio do Boi.

Bom Jesus

Quando sopra o vento minuano o bom Gaúcho veste a capa e espera o frio que está por chegar. Aqui o inverno é prolongado, sendo comum à ocorrência de grandes geadas e nevascas que cobrem de branco toda a paisagem. Mas, o bom e velho fogo de chão, juntamente com o fogão a lenha aquecem a todos, acompanhado do tradicional café Bom Jesus e do pinhão na chapa.
No auge do inverno Bom Jesus ganha espaço em todos os noticiários com o registro das mais baixas temperaturas do Brasil. Quando chega a primavera o sol brilha mais forte iluminando o verde dos campos e da copa das araucárias, com temperaturas amenas, sem deixar de lado o tradicional friozinho no início da manhã e no cair da tarde. O verão se aproxima anunciado pelas flores dos lindos ipês amarelos. Para quem quer fugir do calor aqui é o lugar.

Cânion Monte Negro - São José dos Ausentes

Este é o ponto mais alto do Estado do Rio Grande do Sul. O Pico, com 1403 m de altitude em relação ao nível do mar, fica na borda do cânion Monte Negro, que fica a 43 km do centro da cidade. Com acesso pela estrada municipal Silveira, é possível chegar de carro bem perto do Pico, o que facilita a caminhada. O lugar é deslumbrante, é possível caminhar pela borda dos paredões onde a vista é maravilhosa.

  • Rota das Araucárias
Uma verdadeira mistura de etnias fazem da Rota das Araucárias uma riqueza cultural. Das delícias da culinária italiana e alemã, às danças e músicas polonesas e ainda ao artesanato indígena, tudo isso soma-se à beleza natural desse cantinho da Serra Gaúcha.
Fazem parte desta rota os municípios de Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaça, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Pinhal da Serra, Sananduva, Santa Cecília do Sul e Santo Expedito do Sul.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Água Santa

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um dos símbolos da religiosidade de Água Santa e palco da Romaria dos Agricultores, a única do Brasil, e que atrai fiéis de toda a região. Em sua infraestrutura, possui barracão, mesas e bancos na área coberta e entre a mata, sanitários, churrasqueiras e água potável.

Cascata Gramado do Herval

A Cascata Gramado do Erval é a mais alta da cidade, cercada também por belezas naturais. Ao seu lado está uma gruta formada na pedra, onde estão em seu interior imagens religiosas, um dos seus atrativos. Nas paredes da Gruta escorrem água potável e límpida, considerada por muitos visitantes católicos como água santa. Fica no Parque da Cachoeira do Erval, junto a uma área de camping e uma piscina natural.

Thermas Machadinho - Machadinho

O Thermas Machadinho é completo para seu lazer, possui piscina para crianças, rampa molhada, toboguinho, piscina tropical, bar molhado, geisel, vestiários, complexo térmico, piscina térmica, piscina de hidroterapia, ofurô, saunas, restaurantes, quiosques para lanche e área de lazer com mesas e churrasqueiras, tudo em uma área de 98.000m².

Museu Alma Campeira - Machadinho

Tradicionalismo e resgate cultural você vai encontrar no Museu Alma Campeira de Machadinho. Ambiente familiar, descontraído e muito acolhedor. Aqui o visitante viaja no tempo e na cultura gaudéria, valorizando e aprendendo tudo sobre nossos antepassados.

Parque da Lagoa - Lagoa Vermelha

O parque da Lagoa é considerado histórico porque a partir deste local deu-se origem ao nome do Município, conforme a lenda.

Por hoje é isso, queridos leitores!
Gostaram?
Pois fiquem de olho que logo logo virão mais postagens como esta. Ainda vamos falar sobre o Litoral Norte, a Região das Missões e o Salto do Yucumã. Não perca!!!

Agora, compartilha o post. Eu ficaria ainda mais feliz :)
Um ótimo final de semana a todos, e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário