sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Palavra de Prenda: Roberta Castilhos

A prenda que se apresenta no dia de hoje é Roberta Castilhos, que a muito tempo nos acompanha por aqui. Feliz em contar com a tua participação, Roberta :)


"Já perdi as contas de quantas vezes comecei e não terminei de escrever minha vivência tradicionalista aqui para vocês. Pra começo de conversa, ela não é baseada num 'Conto de Fadas', vulgo Prendas, como o da maioria das gurias que conheço.

Saudações a todos os leitores, me chamo Roberta Castilhos, tenho 20 anos e sou acadêmica no Curso de Engenharia Civil na Universidade de Caxias do Sul. Ao contrário de muitos, ingressei no Movimento praticamente contra a vontade de meus pais... Cresci pedindo para dançar no CTG e ouvindo de meu pai que a filha dele não iria dançar tampouco ir para rodeios. O tempo foi passando... Quando completei 14 anos, em 2010, me convidaram para fazer o Sarau de Prendas no CTG Pousada dos Tropeiros, na Criúva – Distrito de Caxias do Sul. Mesmo contra gosto, fui pra contentar minha família porque o que realmente me interessava nos CTGs era a Invernada Artística, não os Bailes. E quem diria, foi o pontapé inicial nessa etapa de minha vida.

No ano seguinte, 2011, novamente me convidaram para fazer o Sarau de Prendas, só que agora no CTG Porteira da Serra, de São Marcos (minha entidade mãe). E foi aí que entrei de vez no 'mundo dos CTGs', pois foi com esse convite que eu fiz um acordo com meu pai: Só faria o Sarau se ele me deixasse dançar. E não é que deu certo?

Começaram os ensaios e o Sarau passou. Era chegada a hora de enfrentar meu primeiro rodeio e para minha surpresa, ao conversar com meu pai, ele me disse que eu ensaiaria com o grupo, mas não iria para os rodeios me apresentar. Dias e dias de ensaio se passaram, meses de preparação 'em vão', até que um belo dia, chegando em casa depois do Curso de Inglês, me deparo com o Ex-Patrão da minha Entidade conversando com meu pai.

E não, não era para convencê-lo de me deixar a ir para o rodeio, era para convidá-lo para ser PATRÃO da Entidade. No momento até achei engraçado, pois se ele não queria, até uns meses atrás, que eu dançasse lá como ele seria patrão? E tcharam... A surpresa! – PASMEM- Meu pai aceitou o desafio! Minha vida deu um giro de 180°.

Estava eu sonhando? Não. Meu pai se tornou patrão do CTG no final de 2011 para ajudar a reerguer a Casa, para dar ainda mais vida ao meu sonho de dançar em uma invernada. Os rodeios foram chegando e nós éramos sempre os primeiros a chegar lá no acampamento, às vezes eu nem acreditava no que eu via e vivia.

2012: mais uma etapa; a Invernada Cultural se une para resgatar o prendado da entidade... E lá fui eu. Conquistei o título de Primeira Prenda Juvenil do CTG na gestão 2013/2015. Em 2015 outro desafio bate na minha porta: concorrer ao cargo de prenda adulta do CTG...

E lá fomos nós novamente: Primeira Prenda da Entidade na Gestão 2015/2017. 
E em 2016? Ah... Que ano! Participei da Ciranda Regional e me consagrei Primeira Prenda da 25ª RT para a Gestão 2016/2017.

E meu pai? Agora em novembro se reelegeu Patrão do CTG Porteira da Serra novamente, rumo aos 6 na frente dessa Casa Tradicionalista que tanto me orgulha, que tanto representa a minha cidade. 
O que eu quero passar com meu relato? Apenas para não desistirem dos sonhos, por mais impossíveis que pareçam. Temos um destino traçado, e por mais conturbado que seja o trajeto, há uma calmaria esperando por nós.

'Eu quero ser do mundo, abrir porteiras. Conhecer novas paisagens seguir além...'. 
Vida longa ao MTG!"

Álbum de fotos:



Roberta, muito linda e exemplar a tua história!
Parabéns pela tua garra e força de vontade. Certas vezes é preciso ter calma e não desistir dos sonhos...
Tenho certeza que a tua caminhada ainda renderá valiosos frutos.
Muito obrigada pela participação aqui no blog.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário