quarta-feira, 1 de março de 2017

Departamento Cultural: Por que o valorizar nas entidades tradicionalistas

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Sempre digo e repito: O Departamento Cultural é o coração de uma entidade tradicionalista.

Existe história, folclore, tradição, tradicionalismo... mas há de existir também pessoas dispostas a estudar, resgatar, e principalmente, perpetuar toda essa deslumbrante cultura que tanto significa para o nosso Estado.

É necessário que se tenha, nas entidades tradicionalistas, pessoas dispostas manter viva a nossa cultura, não só através da dança, dos jogos, dos bailes e do chimarrão e churrasco de sempre, mas através de conhecimentos profundos, estudos diários, buscas por bibliografias, teses, notas de instrução, regulamentos, e muito muito mais... Tanto que tu podes nem imaginar.

É preciso que se tenha jovens dispostos a se dedicar dia após dia a uma cultura única, levando aos quatro cantos e a todos departamentos das entidades, mais conhecimento.
Só se ama de verdade aquilo que se conhece.

É indispensável que se valorize o trabalho desses jovens que tanto se dedicam ao nosso Movimento, que leem dezenas de livros, participam e promovem muitos eventos, que pesquisam, que não dormem, que enlouquecem às vésperas dos concursos, para simplesmente representarem bem as suas entidades e conquistarem um sonho que o próprio tradicionalismo os proporcionou.

É essencial que todos percebam a importância do Departamento Cultural em todas as entidades tradicionalistas, pelo simples fato de que uma cultura só pode ser cultuada, se houverem pessoas dispostas a isto.

É mais do que nossa obrigação acreditar em cada um dos jovens que se dispõem a representar entidades, regiões ou o Estado, porque eles acreditam em cada passo que estão dando em prol do nosso Movimento, e digo com toda a certeza do mundo: todos são dignos de muita admiração.

Valorize aqueles que se dispõem a estudar a história que também é tua.
Valorize aqueles que estão, faça chuva ou faça sol, cultuando e perpetuando a cultura que faz parte da tua vida tradicionalista.
Valorize aqueles que te ensinam a cada dia, que te fazem acreditar em um tradicionalismo ainda mais forte, e que te incentivam a conhecer mais sobre o nosso folclore.
Valorize aqueles que carregam um pedaço de couro no peito, e o Rio Grande inteiro no coração! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário