terça-feira, 18 de abril de 2017

1º Peão Farroupilha do RS - Jhonatã Reis Leindecker

Bom dia!!!

Vamos seguindo por aqui nas apresentações dos Peões, Guris e Piás que conquistaram seus crachás Estaduais!

Hoje vamos conhecer Jhonatã Reis Leindecker, que hoje nos representa no encargo de 1º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.


"Bueno, sou Jhonatã Reis Leindecker, tenho 20 anos, curso graduação em 
administração na Unisinos. Sou natural de Portão, moro em Capela de Santana 
e represento a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande de Novo Hamburgo.

Minha história tradicionalista até chegar neste Entrevero começa quando, 
por convite dos amigos, comecei a participar das invernadas artísticas. 
Foi por incentivo da Diretora Cultural do CTG Sentinela do Portão - 15ª RT, 
que entrei para os concursos de Peão Farroupilha e, em 2014, tive a oportunidade 
de representar a 15ª RT no Entrevero Cultural de Peões - Fase Estadual, realizado em Giruá. 

Com esta participação, despertou em mim o gosto pela campeira, 
razão pela qual passei a integrar a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, 
do município de Novo Hamburgo - 30ª RT. Eu que já gostava da artística, 
especialmente da dança e declamação, também passei a representar a Lomba nessas áreas.
Mas eu queria mais, tinha um sonho que precisava ser realizado, e foi na Lomba e na 
30ª RT, que encontrei solo fértil para germinar as sementes de uma nova caminhada
 rumo ao Entrevero Cultural de Peões.



As barreiras eram muitas e todas as circunstâncias jogavam contra a minha participação. 
Entretanto, a história de minha entidade trazia a emoção de representar a quase 
octogenária Lomba Grande; tive a organização, o incentivo e o suporte 
que a 30ª RT na pessoa do Coordenador Moser e da Diretora Cultural Eunice,
 dão a cada um de seus representantes anualmente, e aliado a tudo isso, 
 o apoio incondicional de uma prenda que caminhou do meu lado, 
a Srta. Dienifer Canabarro, 2ª Prenda da 30ª RT, também representante da Lomba. 

Com os pilares formados, não havia como desistir do compromisso que firmei, e 
foi contando com a ajuda de muitos amigos que alcancei o objetivo traçado lá quando 
me inscrevi para participar do concurso interno de prendas e peões da Lomba Grande.



Existem muitos espelhos que levo sempre comigo um dos principais é meu pai 
que apesar de ser contra e acabar sabendo que eu iria concorrer novamente 
somente no mês do concurso não mediu esforços para me apoiar o mesmo 
tendo sido feito pela minha mãe. 

No tradicionalismo me espelho em pessoas como seu Ernani de Oliveira Nunes 
grande incentivador desde o início da minha caminhada, Paulo Vargas que esteve 
comigo ao meu lado sempre, o Lourenço e o Diego que me ajudaram e 
muito na minha preparação para chegar aqui, as palavras de apoio incentivo e 
motivação sem falar na parceria que construímos para a vida toda. 

Além disso, existem pessoas fundamentais na caminhada, que eram um
 espelho próximo, dentro de minha entidade, cito a Prenda Laura Callegaro, 
Dienifer Canabarro e Edson Santos (fofo), que estiveram do meu lado 
desde os primeiros passos rumo a caminhada Estadual.

Não posso deixar de citar meu coordenador seu Carlos Alberto Moser, 
exemplo de organização, compromisso, dedicação, perseverança entre 
tantas outras qualidades que aprendi a admirar naquele alemão de pulso firme 
que não mede esforços para auxiliar aqueles que têm vontade de trabalhar 
pelo tradicionalismo e bem representar esta região que embora 
tão nova trás consigo grandes exemplos de tradicionalistas.


A decisão de ser Peão Estadual e representar a juventude gaúcha 
foi uma construção em minha caminhada nos galpões das entidades que tive o privilégio 
de representar, e hoje, vendo a alegria dos que me cercam na realização deste sonho, 
tenho a certeza que tudo valeu a pena, e isso só foi possível graças ao apoio de tantos 
que hoje chamo de amigos.

Minha preparação para chegar até este entrevero, assim como é para a maioria 
dos concorrentes, não foi fácil. Em razão dos percalços da caminhada, 
decidi participar do concurso só em outubro de 2016, o que é bastante tarde 
em razão do nível dos peões que se pré dispõe a participar. 

No início, meus pais eram contra, então muitas vezes tive que esconder deles, 
mas sabia que deveria seguir firme no propósito, que eles compreenderiam e me 
apoiariam ao final, o que de fato ocorreu. Entendo perfeitamente as razões deles 
e por isso só contei depois que estava com tudo pronto e com a inscrição feita para o concurso.



Sempre visei mais do que um título estadual, eu queria representar a minha 
entidade e a minha região que tanto me apoiou e sonhou junto comigo durante este ano, 
queria trabalhar pelo Movimento e fazer as pessoas que eu amo felizes.

Acredito não ter uma fórmula para chegar ao resultado, apenas colhemos os 
frutos que plantamos e os resultados são consequências da nossa dedicação e esforço 
em prol de um objetivo. Muitas coisas ficaram de lado para poder estar onde estou. 
Me dediquei, dei o meu melhor e isto hoje é recompensado em poder representar a 
juventude gaúcha.

Embora a responsabilidade de dar sequência ao trabalho tão bem desenvolvido pelo Diego, 
as expectativas são enormes de termos um belo ano junto com meus colegas de gestão, 
voltados para a manutenção da nossa herança cultural, no auxílio às regiões 
no que for preciso e cumprindo nosso papel perante o MTG; para que juntos possamos 
construir os próximos 50 anos, pautados na simplicidade, tradicionalidade e 
voluntariado, herdada dos de 47.


Quero ao findar o meu ano como Peão do RS, enquanto recebo o RS de braços 
abertos na 30ª Edição do Entrevero Cultural de Peões, na 30ª Região Tradicionalista, 
na casa da octogenária Sociedade Gaúcha de lomba Grande, olhar para trás e sentir 
orgulho da caminhada percorrida, tendo a certeza que ao lado dos meus colegas de 
gestão fiz tudo que era possível para bem representar o homem do campo, 
aplicar o escrito em nossos documentos filosóficos e manter a chama da 
tradição viva no coração de cada um que pudermos contagiar. 

Por fim deixo como recado aos Peões, que nunca desistam, por maiores que 
sejam os desafios, a estrada pedregosa valerá a pena se tiveres amigos ao teu lado. 
Por isso, cultive as amizades colhidas ao longo do caminho, guarde as histórias vividas, 
pois, com toda a certeza elas valem mais que a chegada, que é apenas o 
coroamento da tua dedicação e esforço e a colheita dos frutos que plantastes ao caminhar.

'Quem não desiste, é a estrela que não se apagou...'

Um forte quebra costela,
Jhonatã Reis Leindeker
Peão Farroupilha do RS 2017/2018"

Parabéns por esta tão grandiosa conquista, Jhonatã, e muito obrigada por compartilhar com a gente a tua experiência e vivenda tradicionalista! Com certeza és exemplo pra muitos que carregam o mesmo sonho.

E pessoal, não esqueçam de publicar as suas fotos #VemProMate #CantinhoGaúcho!
Participe com a gente e tenha a sua foto em uma publicação super bacana aqui no blog :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário