sexta-feira, 7 de julho de 2017

1º Guri Farroupilha da 24ª RT - Lucas Schneiders

Bom diia, sexta!!!

Vamos conhecer hoje o 1º Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, Lucas Schneiders, que após anos na lida tradicionalista realiza o grande sonho de representar a região!

Entre emoções e realizações, Lucas nos conta agora um pouco sobre a sua trajetória e expectativas a cerca desta gestão que está apenas iniciando.

Vamos conferir?


1. Lucas, nos conte um pouco sobre você... queremos saber teu nome, idade, onde estuda, entidade que representa...
Prazer aos que ainda não me conhecem, meu nome é Lucas Schneiders, atualmente possuo 16 anos de idade, curso o 2º Ano do Ensino Médio Politécnico no Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini. Represento o GAN Anita Garibaldi, da minha querida e hospitaleira cidade de Encantado, capital do Ouro Branco.

2. Como iniciou no tradicionalismo, e quando se deu a decisão de representar a tua entidade e a região como Guri Farroupilha?
Eu comecei a minha vida tradicionalista no ano de 2008, na época com 8 anos de idade no Departamento de Tradições Gaúchas Guardiões do Rio Grande, pois minha irmã participava da entidade desde 2005. Eu já tinha um amor muito grande pelas tradições gaúchas em sua forma artística, mas no ano de 2010, quando eu vi minha irmã sendo agraciada como 2ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista, além de sentir muito orgulho dela, eu vi que eu queria viver tudo aquilo também, então surgiu o interesse nos Entreveros. Logo no ano de 2010 eu participei da fase interna conquistando o título de Piá Farroupilha, mas por eu ser muito novo, minha família achou que não seria viável assumir a responsabilidade de representar a 24ª RT. Mas teimoso do jeito que sou, fui participando de outros concursos internos. 1º Piá Farroupilha 2011/2012, 1º Guri Farroupilha 2013/2014. Em 2014, a entidade estava enfraquecendo, e por eu ainda ter tantos outros sonhos a realizar, eu entrei em uma nova família, o Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, onde dei sequência ao meu sonho, tornando-me 1º Guri Farroupilha 2015/2016, e aí já havia surgido a oportunidade de participar da fase regional, mas eu achei melhor esperar mais um pouco, ainda não era a minha hora. Foi então em 2016, ao me tornar 1º Guri Farroupilha novamente que o meu sonho tomou forma e fez com que eu me tornasse, no mês passado, o 1º Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista.

Primeiro Rodeio

41ª Ciranda Cultural de Prendas - fase Regional

Rodeio de Capitão, com o DTG Guardiões do Rio Grande

3. Nesta tua caminhada envolvido no Movimento, quais atividades que mais te conquistam? Ainda tens muitos sonhos a realizar em torno delas?
Durante esta minha caminhada, o que sempre me chamou a atenção foram as representações artísticas da nossa cultura, a capacidade de representar tantos sentimentos, a criatividade das pessoas em cada movimento. Nela, já realizei tantos sonhos, como por exemplo, no ano de 2015 quando fui convidado a ser instrutor auxiliar das invernadas Dente-de-Leite, Pré-mirim e Mirim da minha entidade. Atualmente não atuo mais devido à minha preparação para o concurso, mas continuo indo bisbilhotar os ensaios e dando uns puxões do orelhas nos meus pequeninos. Ainda tenho outros sonhos a realizar no âmbito artístico, como participar do JUVENART, que daqui 2 semanas esse sonho se tornará realidade, e também aquele sonho clichê que todo dançarino tem de dançar o ENART.

4. Entre os tradicionalistas que conheceste neste meio, tem algum que é exemplo pra ti? Que tenha te marcado por algum feito, ou te ajudado de alguma forma que mereça muito reconhecimento?
Ai Carol... Aí tu ta brincando comigo. Foi TANTA gente... O "Pips", Marga, Flávio, Douglas, Jana, Gabi's, Jé, Isa, Val, Emelly, João, Carol, Dolores, Héllen... Eu sou muito grato, a todos vocês. Mas acho que, a pessoa que sempre foi um exemplo de tradicionalista, estudante e cidadã, e que merece todo o reconhecimento (mesmo não gostando de ser o foco das coisas) é a minha irmã. Acho que realmente se não fosse por ela, eu não estaria fazendo parte desse Movimento, eu não teria tantos amigos como tenho, enfim, não seria quem eu sou. Ela já deve estar cansada de ouvir isso, mas muito obrigado mana, te amo muito mesmo!

Com a irmã Nathalie

Emoção na hora do resultado

5. Na madrugada do dia 25 de junho recebeste o título de 1º Guri Farroupilha da região, com muita emoção. Como foi a tua preparação para o concurso?
Foi bem preocupante, quem esteve me acompanhando sabe. Além de ser irmão de uma ex-prenda, e representar uma entidade que já têm uma grande história tanto nos concursos regionais como nos concursos estaduais, e por depender de outras pessoas, principalmente na parte campeira, pois não possuo um cavalo, na maior parte da minha preparação eu entrava em pânico, eu pensava que eu não podia cometer qualquer erro, que tinha que representar da melhor forma possível, a Marga sabe o quanto tenso foi haha. Mas esse último ano foi também de muito estudo, até meus amigos que não fazem parte do Movimento passaram tardes estudando e lendo polígrafos comigo. Muito dinheiro em passagens de ônibus para estudar, participar de eventos e tudo mais.

6. Quais as tuas expectativas pra este ano de gestão que inicia? Teus colegas formam, junto a ti, uma baita equipe... muito trabalho pode vir pela frente!
Realmente essa gestão 2017/2018 promete! Grande parte eu já conheço de longa data, e sei que são pessoas que de fato se preocupam em preservar e valorizar as tradições gaúchas e alguns já participaram de outras gestões, portanto haverá um grande compartilhamento de ideias e experiências. Com certeza o trabalho é consequência, mas é a melhor parte! Ah, quem é que não goste de entregar troféus? hahaha brincadeiras à parte. Eu farei deste ano de jornada um dos melhores que já vivi em prol do Tradicionalismo.

7. Novo Hamburgo te espera no 30º Entrevero Estadual de Peões, fase Estadual. Qual o teu principal foco neste ano de preparação, que deve ser bem intenso? Era um sonho pra ti, participar desta etapa?
Acho que o meu real foco nesta etapa,será o mesmo que tive para a fase regional: o dever de representar muito bem minha entidade, cidade e região tradicionalista. Acredito que sonhos para serem realizados devem ser sonhados um de cada vez, então a fase estadual, sim já era esperada, mas meu sonho real mesmo, digo que é entrar à cavalo na minha cidade em Abril de 2018, fazendo bastante barulho.

Família Schneiders

Com a irmã Nathalie, e amiga Janaína Matiello, 
2ª Prenda Juvenil do RS gestão 2011/2012

Coleção de conquistas

8. Por fim, peço que deixe uma mensagem de incentivo a todos aqueles que carregam este sonho, muitos que irão concorrer em suas entidades nos próximos meses, inclusive...
"Você nunca vai cruzar o oceano se tiver medo de perder a costa de vista". Esta foi a frase que encerrei minha apresentação artística no concurso regional e que foi o que me deu forçar para acreditar nos meus sonhos. Não tenham medo do novo, do difícil, não se estranhem em dificuldade que a vida lhes dá, você vai passar por isso sua vida inteira. Não tenha medo de arriscar, de ser você mesmo, de viver, a vida está te esperando para que você possa passar momentos mágicos. Acredite em você, você é forte, capaz, guerreiro!

Novamente quero te agradecer Carol por abrir um espacinho para mim no Blog Cantinho Gaúcho, que não me nego em dizer que faz (ou deveria fazer) parte da bibliografia das Prendas e Peões, pois foi sim de muita ajuda para a minha preparação! Muito sucesso e abraços a todos!

Lucas Schneiders
Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista 2017/2018

Lucas, ao te avaliar no Concurso Interno de tua entidade em meados de 2016 já foi possível ter noção do tamanho da tua capacidade e dedicação. Parabéns por acreditar e lutar na busca de teus sonhos, estarei na torcida sempre, tu mereces muito sucesso e o Rio Grande do Sul merece conhecer este grandioso Guri que és.
Obrigada pelo carinho com o nosso Cantinho... e saiba que aqui a porteira está sempre aberta!

Um forte abraço em todos que nos acompanham, e até logo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário