sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O tema da semana é: Tradicionalismo: instituição ou filosofia?

Bom dia, bom diia!!!

Iniciamos o dia lindo de hoje com mais uma inspiração para prova oral nas Cirandas de Prenda e Entreveros de Peões... 
Desde já pedimos desculpas por termos "furado" na sexta passada, mas em plena Semana Farroupilha ficou um pouco complicado, né? Nossas Prendas Estaduais estão nos brindando com inúmeras participações em diversos eventos pelo Rio Grande a fora, estas meninas são só orgulho!!!

E hoje voltamos então com a nossa rotina semanal!
Esperamos que estejam gostando :)

Bora estudar?
E não esqueça de compartilhar com o prendado da tua entidade, heim!?


"Tradicionalismo: instituição ou filosofia?

1. CONCEITUAÇÃO: O tradicionalismo gaúcho é um movimento social que ganhou forma e força a partir da iniciativa de Paixão Côrtes e do Grupo dos Oito em 1947.
Este tradicionalismo até 1954 era considerado uma experiência social, como disse Barbosa Lessa na tese O Sentido e o Valor do Tradicionalismo, e se consagrou na sociedade graças a disseminação dos Centro de Tradições Gaúchas espalhados pelo Rio Grande, o que resultou na criação do MTG como instituição civil.

2. A INSTITUIÇÃO: A instituição MTG criada em 28 de outubro de 1966, no XII Congresso Tradicionalista Gaúcho em Tramandaí, tem por finalidade congregar e orientar as mais de 1700 entidades tradicionalistas a ele filiadas.

3. A IDEOLOGIA: O MTG enquanto entidade civil possui em seu estatuto uma ideologia pela qual ele trabalha, e que justifica a sua atuação. Ideologia esta que nos fala em preservar o núcleo da formação gaúcha, além da filosofia expressa na Carta de Princípios e em decisões tomadas nos Congressos Tradicionalistas, como teses e temas anuais.

4. A FILOSOFIA: Neste sentido, a filosofia do Movimento Tradicionalista Gaúcho está em nosso documento basilar, a Carta de Princípios, que data de 1961 e tem autoria de Glaucus Saraiva. Está ainda na tese O Sentido e o Valor do Tradicionalismo de Barbosa Lessa, do ano de 1954. Ou ainda, na tese de Manoelito Savaris, Reflexões Necessárias: a Ideologia do Tradicionalismo Gaúcho, de 2016.

5. Desta forma, concluímos que o tradicionalismo gaúcho é ambos: instituição e filosofia. Pois o tradicionalismo é um movimento social com valores bem definidos, que nos foi legado pelos jovens de 1947, e que evoluiu a ponto de ter a sua filosofia defendia por uma instituição de grande e valiosa atuação, que é o MTG. E esta atuação se dá graças a cada um de nós, tradicionalistas, que amam a tradição gaúcha e fazem da sua preservação uma filosofia de vida.

Um abraço, Prendas Adultas do Rio Grande do Sul, 2017/2018."

Gostaram das dicas de hoje?
Não esquece de anotar tudinho, e estudar MUITO!!!
O estudo com certeza fará toda a diferença na tua preparação para qualquer concurso.

Um ótimo final de semana a todos... e até logo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário