quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Instituto de Educação Estrela da Manhã participa de Concurso “Tamo junto com a CIPAVE” e merece nosso apoio

IEEEM vivenciando um processo de paz

A CIPAVE nasceu na cidade de Caxias do Sul, com o objetivo principal de trazer para o debate todos os envolvidos no processo educativo dos alunos das escolas municipais. A proposta inicial era formar uma comissão interna na escola, que debatesse as questões que preocupavam a comunidade escolar, como a violência e os acidentes envolvendo os estudantes. A partir destas comissões e suas constatações acerca dos problemas que preocupavam a escola, nasceu também a necessidade de formar uma “rede de apoio às escolas”. Parcerias que as auxiliassem na resolução dos problemas como: uso de drogas no entorno da escola, comunidades violentas onde elas estavam inseridas que, devido a sua condição, afetavam o processo educacional dos estudantes.

É regulamentada através da Lei Estadual Nº 14.030, de 26 de junho de 2012, de autoria da Primeira-dama e Secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, quando era Deputada Estadual.

A CIPAVE tem como objetivos principais: Incentivar as escolas a nortear seu trabalho preventivo através do mapeamento dos problemas enfrentados no passado e na atualidade, criando parâmetros e direcionando os esforços; Fornecer possibilidades de cursos em mediação de conflitos para tratar os problemas de ordem interna da escola e os relacionamentos interpessoais dos envolvidos no processo educacional; Ajudar a escola ou a região em que ela está localizada a formar a rede de apoio junto às demais entidades públicas e privadas; Trazer a comunidade para a escola e incentivá-la a participar das ações preventivas; Implantar a cultura da paz nas escolas; Combate ao bullying.

O Instituto de Educação Estrela da Manhã (IEEEM) está engajado nesta proposta pois entendemos que, por sermos uma escola de formação de professores de turno integral, em sistema de internato e semi internato, a cultura de paz e o incentivo ao diálogo como forma de resolver conflitos, possam ser multiplicados em cada um dos municípios de origem destes alunos.

Cada aluno que vivenciar ações da CIPAVE exercitando a tolerância, o respeito, o diálogo e a mediação levará para além dos muros da escola ensinamentos e experiências que poderão modificar a sociedade em que estão inseridos.

O IEEEM esta participando do concurso “Tamo junto com a CIPAVE”. É válido um voto por equipamento, a votação vai até o dia 8 de outubro, contamos com o seu apoio neste desafio.

É rapidinho, deixe a tua contribuição:
Link da votação -  Vote Estrela da Manhã na CIPAVE

O CTG Tropilha Farrapa apoia e já deixou muitos votos por lá!
Faça a tua parte também!

Material enviado por: Instituto de Educação Estrela da Manhã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário