sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O tema da semana é: A importância da família para o tradicionalismo

E vamos seguindo por aqui com mais um Tema da Semana õ/

Serão publicados ainda mais três temas, fechando uma série de dez assuntos muito relevantes e de grande aparição nas cirandas e entreveros! Não deixe de conferir todinhos, de fazer as tuas anotações e de fazer bonito nas apresentações. Estudo é TUDO!

Vamos ler o que as nossas Prendas Estaduais prepararam pra hoje?


"A importância da família para o tradicionalismo

O tema desta semana é, talvez, um dos mais simples e acessíveis a ser discorrido pelas prendas e peões em suas provas orais, pois, sem dúvidas, todos nós temos inúmeras referencias que podem ser citadas quando o assunto é família! E para começar a sua oratória, você pode justamente falar da alegria em sortear um tema como este e em poder dividir com o publico um pouco do que a sua família significa para você.

Para dar seguimento, é de grande importância você conceituar a palavra família, falando um pouco sobre os seus significados. Família nos lembra um conjunto de pessoas ligadas por laços, que não são, necessariamente, os de sangue, por isso, ao conceituarmos o termo, abrimos um leque de possibilidades de assuntos a serem debatidos, como por exemplo, falar sobre a família que construímos ao longo dos anos, com nossos amigos, nossos colegas e principalmente devemos destacar a família que construímos dentro de nossas entidades e do Movimento Tradicionalista como um todo.

Dando seguimento a nossa prova oral, chegou a hora de falarmos sobre a função social das entidades, que é justamente a de congregar na associação, núcleos familiares. Cite a importância da família no desenvolvimento de cada individuo, bem como, para o desenvolvimento das entidades tradicionalistas que se fortalecem e se perpetuam através das famílias. Este tema é de fundamental importância para o Movimento, uma vez que, assim como as famílias, o tradicionalismo também transmite valores morais e sociais que servirão de base para a criança ou jovem, e assim, consecutivamente, construindo para o futuro. Há muito que pode ser dito aqui sobre toda essa importância, sobre a preservação desses valores, sobre ações e promoções que possam trazer as famílias para dentro dos galpões, em fim, nesta etapa de sua dissertação, sinta-se livre para colocar a sua opinião sobre a relevância deste assunto.

Para elaborarmos nossa conclusão, podemos trazer relatos pessoais de como nossa família, de sangue ou não, foi essencial para que chegássemos aonde chegamos, o quanto nossos amigos, nossos parentes, sempre estiveram conosco nos ajudando e podemos aproveitar também para agradecer a eles, de forma breve, por todo o auxilio. Por fim, nada melhor do que usarmos das palavras do saudoso Barbosa Lessa, que em 1954 já nos dizia em sua Tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo” que para mantermos uma sociedade bem estruturada precisamos de uma família, precisamos de valores.

Com carinho, Prendas Adultas do Rio Grande do Sul, 2017/2018."

Muito, muito obrigada meninas por estarem todas as semanas compartilhando conosco todo este conhecimento! Tenho certeza que juntas estamos fazendo a diferença. 

Um beijo, e até logo!

2 comentários: