sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Estuda, tchê: Os Negros e a Escravidão no RS


PRIMEIROS TEMPOS DA ESCRAVIDÃO NO RIO GRANDE DO SUL

Apesar de os bandeirantes escravizarem indígenas, a maior parte da mão-de-obra cativa era negra e africana. Nas longas viagens nos navios negreiros muitos morriam, e os que sobreviviam eram vendidos como mercadoria ao chegar ao Brasil. A escravidão do negro esteve presente no Rio Grande do Sul desde o início da ocupação.

OS ESCRAVOS NAS ESTÂNCIAS

Trabalhavam como capatazes ou peões, na lavoura e na condução e cuidados com o gado. As fugas aconteciam, mas não eram muito frequentes, pois a vida nas estâncias era mais fácil do que fugir.

OS ESCRAVOS NAS CHARQUEADAS

As charqueadas exigiam um grande número de escravos (60 a 100), e a maior parte dos negros do Rio Grande do Sul trabalhavam nelas. Sofriam castigos terríveis e eram exigidos a exaustão.

OS ESCRAVOS URBANOS

Alguns escravos eram domésticos, trabalhando nas casas como porteiros, cozinheiras, lavadeiras, cocheiros, amas-de-leite, amas-secas, etc.
Outros escravos eram de ganho, que vendiam seu trabalho ou produtos pelas ruas das cidades, ganhando uma pequena porcentagem de seu senhor. Após anos e anos, alguns conseguiam comprar sua Carta de Alforria, mas era raro.

OS ESCRAVOS RESISTEM

A fuga era normal. Muitos que moravam perto da fronteira fugiam para o Uruguai, onde não havia escravidão, ou então formavam quilombos, sociedades de escravos negros fugitivos, onde sua cultura original poderia ser expressa e praticada livremente. Alguns quilombos no Brasil chegaram a agrupar centenas de pessoas, mas no Rio Grande do Sul não há registros de mais de algumas dezenas nesses agrupamentos.

O FIM DA ESCRAVIDÃO

O Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão. Em 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que libertava todos os escravos do país. No Rio Grande do Sul, a libertação aconteceu em 1884, mas a maioria teve que trabalhar de graça para seus senhores por mais cinco anos.

3 comentários:

  1. muito bom ajudou no meu trabalho de história

    ResponderExcluir
  2. muito bom bem educativo

    ResponderExcluir
  3. Engraçado baterem tanto no Sul se foram os fazendeiros baianos do charque que mais trouxeram escravos para suas fazendas no Sul. Na verdade o Sul é que teve menos escravidão negra, caso contrário o povo local seria tão miscigenado quanto Bahia e Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir