terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Tema anual 2018: "Unindo Gerações para Construir o Amanhã - a juventude tradicionalista como maior legado para a construção dos próximos 50 anos de MTG"

Foi com este tema que a Juventude Tradicionalista mais uma vez mostrou a sua força.

Sendo exemplo (novamente) pra muitos, a Gestão de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul foi ao 66º Congresso Tradicionalista munida de fortes argumentos, opinião convicta e certeira, um tema muito bem proposto e, após extensa divulgação, conquistaram os votantes e conseguiram assim que o tema anual do MTG para 2018 fosse o elaborado por eles.

Prendas e Peões do Rio Grande do Sul - Gestão 2017/2018

Para que possam ter dimensão do que foi apresentado, trago a vocês a proposição da Gestão Estadual:

"Unindo Gerações para Construir o Amanhã - 
a juventude tradicionalista como maior legado 
para a construção dos próximos 50 anos de MTG"

"Avante, cavaleiro mirim! 
Em frente, veterano peão! 
Lado a lado, prenda e prendinha, 
Todos juntos dando a mão." 

Há vinte anos, Barbosa Lessa apresentou e aprovou no 43º Congresso Tradicionalista Gaúcho em Santa Cruz do Sul, o Hino Tradicionalista. O refrão da música trata de uma das maiores virtudes do nosso Movimento: a integração e o convívio sadio e respeitoso das gerações. 

No entanto, com base na iniciativa e claro objetivo da Diretoria do MTG em pautar a importância e o espaço do jovem em nosso meio, chegou o momento de nos questionarmos se a integração destas gerações tem cumprido com um papel muito importante: a formação das nossas futuras lideranças, ou seja, dos jovens de hoje. 

Por isso, sugerimos para tema anual do ano de 2018 um trabalho de reflexão e ação voltado especialmente ao jovem. Como orientar a juventude hoje, a fim de capacitá-la para ocupar cargos de liderança amanhã? Como tornar o jovem parte efetiva nas ações que constroem o futuro da federação? 

Chegamos a um estágio em que o MTG com seus 50 anos completados, já integra pelo menos três gerações. Se lá nos primórdios nossos pioneiros não tinham a quem recorrer, esta não é a realidade do momento atual. E é exatamente por isso que ela deve ser explorada. 

O jovem de hoje almeja ser parte ativa na construção do futuro do MTG? Como motivá-lo a isto? 

Por anos, o jovem foi visto como uma força rebelde da sociedade. Hoje, sua força é sinônimo de energia e capacidade de mobilização. Por que não explorar isso dentro de nossos galpões? É possível que trabalhemos em unidade? 

Que os mais experientes possam matear junto aos mais jovens e transmitir conhecimento, inspirar amor e motivar ação. Que os mais jovens sintam-se parte responsável pela sociedade e pelo Movimento que se constrói a cada ano. E que juntos, o trabalho reflita a força e a união de um movimento social que forma muito mais do que tradicionalistas, forma cidadãos. 

"Coisa linda é se ver gerações 
Convivendo em santa paz."
Prendas e Peões do Rio Grande do Sul - Gestão 2017/2018 
Presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS - Gestão 2017

Sem precisar de muitos argumentos, visto que a proposição tão bem elaborada e a vitória sob a mesma demonstram a grandiosidade desta gestão, ainda assim preciso dizer que me orgulho muito em estar vendo tão de perto uma Gestão Estadual fazendo a diferença.

É sobre saber lutar, acreditar, sonhar e conquistar espaços.
É sobre não se acanhar em momentos que definem os traços futuros do nosso Movimento, é mostrar toda a força que se tem, e o porquê de terem conquistado tais encargos. 
É saber honrar o pedaço de couro que carregam, em nome de tantos jovens que carregam o mesmo sonho.

Parabéns Rio Grande do Sul por acolher estes jovens e dar espaço a eles.
E parabéns às nossas Prendas e Pões Estaduais por tão bem representarem a nossa importância no Movimento Tradicionalismo Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário