quarta-feira, 14 de março de 2018

Estuda, tchê: Origem do Tropeirismo no Brasil


TROPEIRISMO - ORIGEM DO TROPEIRISMO NO BRASIL

O Brasil, descoberto em 1500, era habitado por índios que tinham uma cultura rudimentar e se alimentavam da caça, da pesca, de frutos e alguns produtos cultivados na terra.

Em 1549, chegaram a Bahia, seus missionários jesuítas liderados por Manuel de Nóbrega para ensinar as verdades do Cristianismo aos nativos da terra brasileira. Tinham a missão de converter os índios ao catolicismo. 

Esses missionários trouxeram as primeiras cabeças de gado que deram origem ao rebanho existente atualmente.

ORIGEM DA PALAVRA TROPEIRISMO

A palavra tropeiro vem de tropa, numa referencia aos homens que, em grupo, transportavam i gado de uma região para outra ou ainda, transportavam mercadorias, usando o gado como meio de transporte, na época do Brasil Colônia. 

Tropeirismo (condução de animais soltos ou de mercadorias em lobos de animais arriados).

O GADO COMO MEIO DE TRANSPORTE

O gado como meio de transporte foi usado: a) no ciclo do açúcar – entre os séculos XVI e XVII quando várias regiões do interior nordestino se dedicaram a criação de animais para comercialização com os senhores de engenho; b) época da mineração – final do século XVII e início do século XVII.

A corrida da população pela exploração das minas com a descoberta do ouro e dos diamantes e a dedicação quase exclusiva pela procura de minerais, gerou uma grave crise de fome, nessas regiões, pois sonhavam com a riqueza mineral sem se preocupar com o cultivo de terra. Surgiu então um comércio, onde tanto eram transportados no lombo dos animais os produtos manufaturados que chegavam de Portugal, quanto os gêneros agrícolas. 

Vê-se a importância do tropeiro para o comércio e abastecimento das regiões mineradoras. A formação de cidades e vilas e de uma elite nessas regiões, aumentou a necessidade de animais, tanto para as atividades locais como para o transporte. 

A riqueza gerada pela mineração estimulou muitas atividades urbanas paralelas e reforçou o trabalho dos tropeiros que transportavam todos os produtos necessários ao bem estar da população assim como desempenharam o papel de mensageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário